DEG

Fórum dedicado a educação superior reúne especialistas em Brasília

 

Uma etapa importante à estruturação interna e interlocução com o MEC foi concluída no III Encontro Nacional de Coordenadores de Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica das IFES (EnComfor), realizado em Brasília nos dias 09 e 10 de outubro. Agora o Fórum Nacional Permanente de Coordenadores dos Comfor (ForComfor) irá redigir um documento de regimento interna que será apresentado no próximo encontro, em março de 2015.

 

A presidente ForComfor, Fernanda Paiva, comemorou a presença das autoridades do MEC e a grande adesão dos comitês gestores, pois o colegiado presente representou 93% dos recursos destinados à formação inicial e continuada pela lei de diretrizes orçamentária anual (LOA 2014).

 

O processo de institucionalização da qual os Comfors se encontram é devido a sua recente homologação, por meio da Portaria Ministerial n. 1.105 do ano de 2013. Esse processo visa consolidar a Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (Ponafor), bem como criar protocolos de ação dentro de cada instituição junto ao Comitê Gestor da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (Conafor).

 

Para entender a relevância desse processo, há 78 instituições públicas de nível superior envolvidas, com cerca de 300 mil professores, responsáveis pela formação disponibilizadas à totalidade dos professores da rede pública de ensino de todo o país. Esse trabalho é desenvolvido por meio de vários programas federais de educação que vão desde pactos até programas de formação específico na educação inicial e continuada.

 

O trabalho do ForComfor visa ainda a consolidação do Decreto n. 6.755/2009, anterior ao próprio Comfor, que instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e deu diretrizes para a atuação da Capes no fomento a programas de formação inicial e continuada.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.