Mais dois espaços da Universidade de Brasília passarão por mudanças estruturais nos próximos meses. O Instituto de Ciências Biológicas (IB) ganhará instalação de quebra-sol e o laboratório de Qualidade de Energia, da Faculdade de Tecnologia, será reformado.
Os contratos foram assinados na semana passada por representantes da Reitoria e da Diretoria de Obras (DOB). As empresas licitadas terão até a segunda quinzena de dezembro deste ano para a entrega dos projetos.
O bloco 2 do IB receberá brises, elementos sombreadores. Andréa Maranhão, diretora do instituto, afirma que se trata de uma obra simples e rápida. “A ideia é ter conforto térmico e acabar com a alta incidência solar que acontece principalmente no período da tarde”, explica.
A empresa licitada Estilo Construtora e Incorporadora Ltda. terá 30 dias para execução da obra. O orçamento ficou em R$ 43.765,66.
REVITALIZAÇÃO – Criado em 2001 com recursos da Finep (empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), o laboratório de Qualidade de Energia da FT será reformado e ampliado.
Pela primeira vez, a área de aproximadamente 80m² passará por uma revitalização. Localizado no edifício SG11, o espaço pertence ao curso de Engenharia Elétrica e também atende ao curso de Mecatrônica.
O docente Anésio Leles, coordenador do local, enfatiza que as mudanças ajudarão a atender às atuais necessidades de modernização do setor elétrico.
“Com a inclusão de equipamentos e funcionalidades vinculados às redes elétricas inteligentes, será possível investigar os aspectos técnicos, econômicos e os impactos da inserção de novas tecnologias na rede elétrica”, justifica.
A empresa Construtora Moura Ltda é a responsável pela restauração, orçada em R$ 94.386,43.