MÚSICA

Encerramento do Festival de Música Candanga acontece nesta sexta-feira (17), a partir das 22h30, no Centro Comunitário Athos Bulcão

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Nesta sexta-feira (17), novos músicos registram seus acordes na história do Festival Universitário de Música Candanga da UnB (FINCA). A partir das 22h30, treze finalistas disputam as premiações do festival no Centro Comunitário Athos Bulcão, campus Darcy Ribeiro, com entrada franca.

Há 16 anos, o FINCA é a plataforma para o reconhecimento artístico e para a consolidação na carreira de artistas do Distrito Federal e de outras regiões do país. Ha-ono-beko, Etno, Taís Guerino, Móveis Coloniais de Acajú, Rupestre, Ellen Oléria e muitos outros nomes da música brasileira cumpriram fases da carreira no palco do festival universitário. Para o grupo Chinelo de Couro, vencedor da categoria Candanga e do júri popular em 2013, ganhar o FINCA foi a confirmação de que o trabalho da banda estava indo bem. “A premiação nos permitiu começar a gravar em estúdio, ajudou a cobrir gastos do grupo e nos deu visibilidade”, afirma a vocalista Maísa Arantes.

A profissionalização da banda Móveis Coloniais de Acajú, vencedora do FINCA nos anos 2001 e 2002, começou com o festival. “O FINCA demanda que os concorrentes apresentem o melhor conjunto de show: execução técnica, arranjo, postura de palco e interação com o público. Esse é o segredo para se destacar no meio de tantas bandas com estilos tão diferentes entre si”, aconselha o baixista Fábio Pedroza.

“Se joga, bonita!” é o conselho da cantora Ellen Oléria para os finalistas de 2014. “A música é uma senhora generosa e o público universitário é muito receptivo. Além do mais, já deu certo, estar no FINCA é um privilégio. Não saí com troféu em muitas participações, mas o recorte competitivo é só um detalhe. Só de tocar com som e iluminação de qualidade, olhar para o lado e se identificar com outros músicos já vale a pena. Portanto: curtam, aproveitem e façam desse encontro uma festa!”, diz Ellen.

Além da banda convidada especial Chinelo de Couro, estão no show desta noite:

CATEGORIA CANDANGA:

CANTIGAS BOLERÁVEIS – O bolo lá de casa – CA Artes Cênicas

CAROL FERRAZ E AS CARAMBOLAS RELUZENTES – Consolo de Tolo – CA Educação Física

COMBOIO PERCUSSIVO – Íntimo e Público – CA Pedagogia

DANIEL CATOIRA – Capital do Amor – CA Gestão de Saúde Coletiva

LFDAT – Que venha outro dilúvio – CA Engenharia Civil

LUSCO FUSCA – Fumaça – CA Medicina Veterinária

MADAMME BOVARY – Te quero nunca mais – CA Artes Visuais

MARRAKITÁ – Se não tem tu, vai tu mesmo – CA Engenharia Ambiental

PROJETO CARTÃO POSTAL – Caçada – CA Letras

TALO DE MAMONA – Marcha das Vadias – CA Design