RECONHECIMENTO

Festival de Música Candanga apresenta as bandas que irão disputar a grande final no dia 17

A etapa classificatória do XVI Festival Universitário de Música Candanga da UnB (FINCA) selecionou os 13 concorrentes finalistas da competição.

Em ordem alfabética:

CATEGORIA CANDANGA
CANTIGAS BOLERÁVEIS O bolo lá de casa CA Artes Cênicas
CAROL FERRAZ E AS CARAMBOLAS RELUZENTES Consolo de Tolo CA Educação Física
COMBOIO PERCUSSIVO Íntimo e Público CA Pedagogia
DANIEL CATOIRA Capital do Amor CA Gestão de Saúde Coletiva
LFDAT Que venha outro dilúvio CA Engenharia Civil
LUSCO FUSCA Fumaça CA Medicina Veterinária
MADAMME BOVARY Te quero nunca mais CA Artes Visuais
MARRAKITÁ Se não tem tu, vai tu mesmo CA Engenharia Ambiental
PROJETO CARTÃO POSTAL Caçada CA Letras
TALO DE MAMONA Marcha das Vadia CA Design
CATEGORIA INSTRUMENTAL
DUO ALVENARIA Silhueta Cacheada CA Geofísica
ENGRENAGEM Na Janela do Trem CA Engenharia Elétrica
GABRIEL STRAUSS Dança dos Índio CA Odontologia

Letra, harmonia, melodia, arranjo, interpretação e interação com o público foram os quesitos avaliados pelo júri técnico formado por: Anderson Lira (produtor/Secretaria de Cultura do GDF), Mário Brasil (MUS-UnB), Geninho Nacanoa (músico/pesquisador), Gilmar Batista (músico/produtor) e Derez Marques (músico/Rádio Cultura).

O festival é de música, mas os números também merecem destaque nesta edição. Em oito dias de apresentações na etapa classificatória, 54 bandas subiram ao palco, 110 músicas foram executadas e cerca de 2 mil pessoas passaram diariamente pelos shows. “A participação do público foi excepcional e refletiu no altíssimo desempenho dos concorrentes”, lembra o jurado Gilmar Batista. Para Anderson Lira, outros grupos também poderiam estar na relação dos finalistas. “A maioria das bandas teve aproveitamento bom ou ótimo. A interação com o público foi determinante”.

De acordo com o professor de música e jurado Mário Brasil, a pontuação dos grupos foi apertada. Apenas 0,5 e 1,0 ponto diferenciaram as notas da maioria dos participantes. “Concorrentes muito bons ficaram fora da final por pequenos detalhes. Certamente há muitos que já estão maduros e podem se profissionalizar. A música de Brasília é como os azulejos de Athos Bulcão: rica em variedades e bela em suas misturas”, sintetiza Mário.

Para as próximas edições, Derez Marques, jurado desta fase eliminatória, sugere novos critérios de avaliação. “A escolha dos 13 finalistas foi democrática, mas muito difícil. O nível dos concorrentes está altíssimo e são muitos participantes. A premiação poderia se estender para menções honrosas e para outras categorias como, por exemplo, melhor letra e arranjo”, diz Marques.

A final do FINCA será na próxima sexta-feira (17/10), com a seguinte premiação:

Categoria Candanga: primeiro lugar (R$ 5mil), segundo lugar (R$ 4mil) e terceiro lugar (R$ 3 mil).

Categoria Instrumental: primeiro lugar (R$5 mil)

Voto Popular: primeiro lugar (R$5 mil)

AGENDE-SE

Final do FINCA:

LOCAL: Centro Comunitário Athos Bulcão (no campus Darcy Ribeiro)

DATA: 17 de outubro

HORÁRIO: Às 22h30