EXPLIQUE SUA TESE

Trabalho analisa o público e os espaços do museu a céu aberto que une arte e natureza

 

 

A dissertação de mestrado: Entre os públicos e a espacialidade: um percurso pela recepção da arte contemporânea em Inhotim, de Juliana Veloso Sá analisa o público e os espaços do Instituto Inhotim, museu a céu aberto dedicado a arte contemporânea. O trabalho foi apresentado no programa de Pós- Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, com orientação do professor Edson Silva de Farias.

 

O Instituto Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, é um espaço grandioso que abrange 110 hectares, 21 galerias e 23 obras externas.

 

Um lugar que mistura jardim botânico com museu, a partir disso um dos pontos do trabalho fala sobre a relação da obra de arte com o paisagismo em Inhotim, um diferencial do local.

 

Foi analisado, também, o público que o instituto atinge e constatou-se uma mudança nesse quesito. Antes Inhotim recebia mais especialistas que se interessavam pela arte ou pela botânica. Hoje, o perfil dos visitantes é bem diversificado, mas com destaque a grande presença de estudantes e profissionais com nível alto de formação.

 

O trabalho aborda as linhas de atuação do espaço: arte contemporânea, botânica e meio ambiente, cidadania e inclusão social, desenvolvimento sustentável e educação.

 

A dissertação foi tema do programa Explique sua tese, da UnBTV, um espaço para apresentação de teses desenvolvidos nos programas de Pós-Graduação da Universidade de Brasília. Em breve o trabalho estará disponível no Repositório da UnB.

 

SERVIÇO

Título: Entre os públicos e a espacialidade: um percurso pela recepção da arte contemporânea em Inhotim

Autora: Juliana Veloso Sá

Orientador: Edson Silva de Farias

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.