MÚSICA

Após realizar turnê nacional pelo Nordeste e Sudeste, grupo retorna com novos saberes e experiências. Apresentações acontecem 30 de setembro, 2 e 3 de outubro

O grupo Mestre Zé do Pife e as Juvelinas está de volta a Brasília após a circulação nacional “De Brasília a São José do Egito”. Entre 15 de julho a 8 de setembro, o grupo saiu do DF para passar por três estados: Pernambuco, Ceará e São Paulo. A Circulação teve como objetivo conhecer e trocar experiências com grandes grupos e mestres da cultura popular brasileira.

Em julho, a turnê realizou a primeira parada em São José do Egito (PE), cidade natal de Seu Zé. Lá, encontraram a Banda de Pífano de Riacho do Meio, que é a última banda de pife viva na cidade, liderada por Seu Zeca, irmão e pareia de Seu Zé. O grupo realizou apresentações e oficinas de confecção e toque do pife em escolas, para resgatar e estimular a cultura popular na raiz: as crianças. No Cariri e Crato (CE), o grupo passou entre 25 de julho e 02 de agosto. Berço de muitas bandas cabaçais e de pife tradicionais, encontraram por lá o "Reisado dos Irmãos" e o centenário grupo "Irmãos Aniceto. Já em São Paulo, a banda foi ao encontro da renomada Banda de Pífanos de Caruaru, em um histórico encontro de gerações e tradições da cultura popular.

E agora, de volta à capital federal, Mestre Zé do Pife e as Juvelinas prepararam uma série de oficinas e shows que acontecerão durante os meses de setembro e outubro. As atividades são gratuitas e tem como objetivo repassar os novos saberes e experiências adquiridos no intercâmbio com grupos e mestres visitados pelo Brasil.

As oficinas e shows serão realizados na Praça Chico Mendes, na UnB; e no Centro Tradicional de Invenção Cultural, na 813 Sul. No Centro, Mestre Zé do Pife e as Juvelinas farão o show de abertura para a 4ª Roda do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro: "O amor é margem sem rio". Cada oficina tem o limite de 20 vagas.

As ações são objeto de contrapartida do projeto “De Brasília a São José do Egito”, que conta com patrocínio do FAC-DF.

SOBRE O GRUPO E O MESTRE

Natural de São José do Egito (PE), Mestre Zé do Pife, também conhecido como Seu Zé, é tocador e fabricante de pife há 50 anos. É também compositor de versos e aboios de vaqueiros. Quando jovem, trabalhou como lavrador e na construção civil. Radicado em Brasília há mais de 20 anos, formou em 2007 a banda de pífanos Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, agregando jovens mulheres que conheceu em suas andanças pela capital federal. O grupo entende que a cultura nordestina é raiz fundante da identidade brasiliense e brasileira e, por isso, busca sua difusão e atualização através de projetos, apresentações e oficinas.

Na estrada do Mestre, consagrado pelo povo e pelo Prêmio Culturas Populares e Ação Griô Nacional (MinC), já são dois CDs: "Zé do Pife: de avô para neto" (2008) e "De Brasília a São José do Egito" (2010). Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Seu Zé ministra desde 2007 oficinas de pífano semestrais, dentro da Universidade. Foi lá que começaram os encontros com as juvelinas: Valéria Lehmann (pífano, rabeca e voz), Kika Brandão (pífano e voz), Maísa Amorim (pífano e voz), Naira Carneiro (pífano, sanfona e voz), Luciana Bergamaschi (triângulo e voz), Andressa Ferreira (caixa, violão e voz), Isa Flor (zabumba e voz) e Gutcha Ramil (pratos, violino e voz).

Saiba mais sobre o grupo e a Circulação em:

Site: www.zedopifejuvelinas.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/zedopife

Doc sobre o grupo: https://www.youtube.com/watch?v=fkTQUM-9QYc

SHOWS:

ICC Sul – UnB

Dia: 03 de outubro

Horário: às 12h

Centro Tradicional de Invenção Cultural – 813 Sul

Show para abertura da 4ª Roda do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro: "O amor é margem sem rio".

Dia: 11 de outubro

Horário: 19h

OFICINAS DE BANDA DE PÍFANOS - (instrumentos, ritmos e brincadeiras da tradição nordestina)

Praça Chico Mendes - UnB