ENSINO

Profissionais das áreas médica e de saúde iniciam especialização em programas que duram de dois a quatro anos

Novos residentes. Foto: Ascom/HUB

A partir desta quinta-feira (2), o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) passa a contar com mais 110 profissionais em diversos serviços. Os novos residentes, 24 dos Programas de Residência Multiprofissional e 86 dos Programas de Residência Médica, lotaram o auditório do hospital na cerimônia de boas-vindas.

A superintendente do HUB, Elza Noronha, apresentou a história do hospital, que além de ser vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), renovou o contrato de prestação de serviços com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em janeiro deste ano. “O hospital não começa enquanto os residentes não chegam. Eles são o coração deste hospital. Vamos trabalhar com o diálogo, para discutir divergências e construir consensos”, disse.

Para o indicado à Gerência de Atenção à Saúde do HUB, Renato Antunes, o período é de consolidação da identidade profissional. “A escolha da especialização representa o que eles farão para o resto da vida, e eles entraram em uma das melhores instituições de ensino do país”, declarou. O gerente administrativo do hospital, Paulo Mendes Castro, destacou as melhorias dos últimos anos. “Ter os novos residentes fazendo parte desse novo momento do HUB é muito importante”, completou.

De acordo com o gerente substituto da Gerência de Ensino e Pesquisa, Carlos Eduardo dos Santos, que também representou a Faculdade de Ceilândia (FCE/UnB) na solenidade, a residência é um treinamento em serviço, que pode durar de dois a quatro anos, dependendo do curso. “É uma fase importante para desenvolver mais habilidades para o atendimento. O HUB espera dos novos residentes ética e compromisso com a saúde”, explicou.

O diretor da Faculdade de Medicina (FM/UnB), Gustavo Romero, enfatizou a gestão de portas abertas da universidade. “A qualidade da instituição depende de todos, e o trabalho dos residentes é peça fundamental nesse sentido. A FM está à disposição para trabalhar junto e de mãos dadas”, disse. Representando a Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB), Noemia Tavares, que também é chefe da Unidade de Dispensação do hospital, concordou. “Os residentes entraram em um programa de excelência e podem ajudar a construir um HUB cada vez mais forte”.

A médica Danielle Fernandes Mota vai para a segunda especialização, depois de ter concluído residência em clínica médica. “Atuar com gastroenterologia sempre foi meu sonho, ainda mais no HUB, que é um hospital universitário e pode trazer melhores discussões médicas”, contou. Já a nutricionista Débora Valadão inicia a primeira residência multiprofissional. A escolha foi a área de Atenção Básica. “Minha expectativa é ganhar bastante experiência e conhecimento aqui, o que levarei para a vida toda”, afirmou.

ENSINO O HUB é um centro importante de formação profissional no Distrito Federal, com a oferta total de 292 vagas de especialização no formato de residência, sendo 236 distribuídas em 34 especialidades médicas e 56 divididas em três áreas multiprofissionais de saúde: oncológica, atenção básica e cardiopulmonar. As inscrições para os programas de residência são abertas todos os anos, em parceria com a Universidade de Brasília. Além disso, a instituição também funciona como campo de estágio para os alunos de 15 cursos de graduação da UnB.