SAÚDE

Avaliação periódica é voltada a prevenção de riscos e também auxilia o trabalho da Diretoria de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSQVT/DGP)

Os exames médicos periódicos são avaliações clínicas e exames laboratoriais previstos por lei, realizados no intuito de detectar doenças e preservar a saúde dos servidores públicos para que evitem disfunções no futuro. Na Universidade de Brasília, os servidores são convidados a fazê-los a cada dois anos, no caso daqueles com até 45 anos de idade, ou anualmente, quando têm idade superior a essa.

Nos casos em que há algum tipo de risco na profissão ou em que os servidores já possuam alguma patologia crônica, os exames serão feitos anualmente ou em intervalos menores. Neste ano, desde fevereiro, 99% dos servidores da Universidade receberam convocações por e-mail. Não é obrigatório realizar os exames, mas os servidores convidados devem fornecer algum tipo de resposta no sistema federal de gestão de pessoas, o Sigepe.

Àqueles que aceitarem realizar os exames, o prazo para utilizar as guias de autorização dos procedimentos é válida por 90 dias a contar do aceite. De acordo com Thiago de Mello, diretor de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSQVT/DGP), na UnB, a realização dos exames é importante tanto para os trabalhadores quanto para a gestão da Universidade, que está comprometida em investir no assunto.

“Temos discutido estratégias para aprimorar segurança do trabalho. Um dos nossos objetivos, por exemplo, é obter um mapeamento estrutural de laboratórios na instituição que precisem de investimento para melhorar as condições oferecidas aos profissionais que neles atuam. Aguardamos a situação orçamentária da Universidade melhorar para darmos sequência ao levantamento”, diz.

O protocolo dos exames é definido pela Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público (SEGRT), que pertence ao Ministério do Planejamento. A partir de características do servidor como idade, sexo, função pública e grau de exposição a riscos no ambiente de trabalho, são designados os tipos de procedimentos a serem realizados. Hemogramas e avaliação clínica em consultório estão entre as indicações mais frequentes.

COMO PARTICIPAR Ao receber a convocação por e-mail, os servidores devem entrar na plataforma do Sigepe, indicada na mensagem que fornece o passo a passo. Dentro da plataforma, os servidores devem aceitar ou recusar o convite para realizar os exames. Neste último caso, é necessário assinar o termo de recusa e enviá-lo pelo SEI.

Para os interessados, os próximos passos são emitir as guias referentes aos exames, preencher o histórico ocupacional e gravar as informações prestadas. Os exames poderão ser realizados durante o horário de expediente sem qualquer ônus ou necessidade de compensação. As despesas dos exames médicos periódicos são custeadas pela União.

Caso alguma doença seja detectada ou haja necessidade de realizar procedimentos além dos pedidos, o paciente será encaminhando para a rede pública de saúde, o SUS. Dúvidas podem ser encaminhadas para a DSQVT: (61) 2028 5516 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.