SAÚDE

Com o tema “Saúde em nossas mãos”, HUB realiza concurso interno de frases e atividades práticas de conscientização

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Para reforçar a importância da higienização das mãos na prevenção de infecções, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) promove a campanha “Saúde em nossas mãos”. A iniciativa faz referência ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, e ao Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, comemorado em 15 de maio.

Uma das ações da campanha é um concurso interno de frases, que visa estimular a participação coletiva dos colaboradores e dos alunos da instituição na melhoria da adesão à higiene das mãos. A proposta é que a frase retrate como as pessoas apoiam essa prática no dia a dia.

Para participar, os funcionários e os estudantes devem inscrever uma frase, de até vinte palavras, com pelo menos uma das seguintes expressões: “Higiene das mãos” e/ou “Prevenção de infecção”. A inscrição, que vai até o dia 10 de maio, é feita por meio de um formulário eletrônico, disponível neste link. Antes de enviar a frase, é preciso conhecer todas as regras do concurso. Leia o regulamento.

Uma comissão, formada por colaboradores do Setor de Vigilância em Saúde (SVS) e de outras áreas, avaliará as frases inscritas e definirá aquela que melhor representa o tema da campanha, segundo os critérios de criatividade, uso da norma culta da Língua Portuguesa e adequação às normas do regulamento. O autor da melhor frase receberá um prêmio, em cerimônia de confraternização a ser realizada dia 15 de maio, no auditório 1 do HUB.

Com o objetivo de reforçar a conscientização sobre o assunto, o hospital também vai realizar visitas aos setores, no dia 5 de maio, quando é comemorado o Dia Mundial da Higienização das Mãos, para reforçar a importância da data. Até o dia 15, também haverá abordagens mais específicas, em que enfermeiros e técnicos de enfermagem do SVS explicarão de forma lúdica as etapas para a higienização correta das mãos.

Segundo a chefe do Setor de Vigilância em Saúde, Alaíde Francisca de Castro, a higienização das mãos é a forma mais eficaz de prevenção de doenças. “Essa é a prática mais estudada e a que tem mais força de evidência científica no bloqueio da transmissão dos micro-organismos causadores de doenças, nos estabelecimentos de saúde e na comunidade”, afirma.

Ela explica que a rotina do profissional de saúde pode contribuir para a não realização da correta higienização das mãos. “Na prática, devido à complexidade das atividades, há a tendência de automatizar alguns aspectos do trabalho. No entanto, a não adesão à higienização das mãos representa uma violação de todas as etapas das técnicas adequadas de atenção à saúde”, ressalta Alaíde.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.