INTERNACIONAL

Estudo analisa as principais reclamações de quem utiliza o transporte público e de quem conduz os veículos no Distrito Federal

A dissertação de mestrado: Fatores de estresse para o motorista e o usuário do transporte coletivo do Distrito Federal e a percepção de um em relação ao outro, da pesquisadora Ana Maria Moreira da Silva, analisa as principais queixas dos motoristas e usuários de ônibus em relação ao transporte público do DF. O trabalho é do departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, com orientação do professor José Augusto Abreu de Sá Fortes.

A segunda maior reclamação sobre transportes na Ouvidoria do Governo do Distrito Federal é a relação conturbada entre os motoristas e passageiros de ônibus. O trabalho revelou que as queixas mais comuns são o desvio de itinerário e o fato do motorista não parar para desembarque do passageiro. Em seguida, vem a questão da alta velocidade que desencadeia em freadas bruscas e riscos de acidente.

Para os motoristas de ônibus, o maior fator de estresse é o risco de assalto. É também delicado o ambiente de trabalho em que está sujeito o motorista. Segundo a pesquisa, o congestionamento é um problema que afeta os dois lados. O trânsito lento atrasa tanto o usuário para chegar aos seus compromissos, seja ele trabalho ou escola, quanto os motoristas que correm o risco de serem multados. “É algo estressante e desconfortável”, aponta Ana Maria.

O trabalho aborda ainda a influência do comportamento do motorista com o usuário e vice versa. “É relação diretamente proporcional; quanto mais o usuário reclama, mais o motorista se estressa e então ele tende a dirigir numa velocidade maior e conduzir o veículo de uma forma mais brusca e com isso mais o usuário reclama”, explica Ana Maria.

A dissertação foi tema do programa Explique sua Tese, da UnBTV, um espaço para apresentação das pesquisas desenvolvidas nos programas de Pós-Graduação da Universidade de Brasília.

Assista ao programa na íntegra

SERVIÇO

Título: Fatores de estresse para o motorista e o usuário do transporte coletivo do Distrito Federal e a percepção de um em relação ao outro

Autora: Ana Maria Moreira da Silva

Orientador: José Augusto Abreu de Sá Fortes

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.