Professores, técnicos e estudantes da Faculdade UnB Planaltina (FUP) participaram, nesta terça-feira (16), de um dia de atividades em homenagem ao 11º aniversário do campus. Além de debates e de apresentações sobre as áreas de atuação da unidade, houve o lançamento do livro FUP 10 anos: um campus por inteiro, que traz a memória sobre a expansão da UnB para a região.
“A FUP está muito além das expectativas. É um campus que traduz perfeitamente a expressão da interdisciplinaridade, algo tão falado e necessário nos dias de hoje”, destacou o diretor da faculdade, professor Marcelo Bizerril. Ao contrário do que ocorre nas outras unidades acadêmicas, a FUP não está dividida por áreas de conhecimento ou departamentos. Professores e pesquisadores de diversas especialidades atuam em quatro cursos de graduação, quatro de mestrado e um de doutorado.
A reitora Márcia Abrahão, que participou das atividades pela manhã, parabenizou a comunidade da FUP. “A faculdade sempre chamou a atenção pelo engajamento de seu público interno e também com a comunidade de Planaltina”, disse. “Outra marca é a interdisciplinaridade, um grande desafio dentro da Universidade”, reforçou.
A professora Regina Saraiva, uma das organizadoras do livro FUP 10 anos: um campus por inteiro, destacou a importância dos registros sobre a história da unidade. “Essa publicação nos remete ao desafio institucional que é preservar a memória da UnB”, disse. Esse é o segundo livro lançado sobre a FUP; o primeiro, há cinco anos, fez parte das comemorações pelos 50 anos da UnB.