Uma cerimônia carregada de emoção. Assim foi a entrega do título de Emérito ao professor Lincoln da Silva Gimenes, do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) do Instituto de Psicologia (IP). O docente foi representado por sua filha, Nina Vasconcelos Gimenes, e por sua esposa, a também professora do PPB Laércia Abreu Vasconcelos, e recebeu homenagens de diversos colegas, com depoimentos gravados em vídeo ou feitos ao vivo.
Desde 2014, o professor está aposentado em virtude de doença degenerativa grave, porém, a paixão pela profissão faz com que siga trabalhando de casa. “A trajetória dele de 28 anos de UnB ainda não foi interrompida”, afirma o ex-reitor João Claudio Todorov. “O Lincoln é incrível. Ele ainda recebe e co-orienta alunos. Quando vou visitá-lo, conversamos sobre diversas coisas que temos em comum. Foi um grande companheiro de pesquisa no departamento e é um grande amigo pessoal”.
Devido à doença, Lincoln levou cinco horas, divididas em três dias, para escrever o discurso – que durou cerca de cinco minutos na leitura feita por sua esposa Laércia – feito especialmente para a cerimônia de outorga do título. “Lágrimas me vêm aos olhos por não poder estar presente nesta cerimônia, mas estarei aí de alguma forma. A professora Laércia será a minha voz. Minha querida filha, Nina, será meus outros sentidos. Mais do que receber esta honraria, me emociona estar na companhia de tão ilustres pares anteriormente agraciados”, escreveu.
Colegas, amigos e ex-reitores homenagearam Lincoln da Silva Gimenes
O docente formou-se em Psicologia na Fundação Educacional de Bauru (SP) em 1972. Entre 1977 e 1986, foi professor da Universidade Federal do Ceará e, em 1987, assumiu o cargo de docente no então Departamento de Psicologia do Instituto de Ciências Biológicas da UnB – onde participou ativamente da criação de quatro departamentos, da reestruturação do programa de mestrado e da elaboração do programa de doutorado.
Como acadêmico, Lincoln Gimenes atuou no estudo de modelos experimentais para a compreensão de distúrbios comportamentais na área da saúde e obteve indicadores para a exposição a agentes tóxicos. Orientou 14 dissertações e nove teses, publicou 18 artigos em periódicos nacionais e internacionais, escreveu 12 capítulos de livros e apresentou 11 trabalhos em congressos.
É doutor e mestre em Biopsicologia pela University of Chicago e mestre em Psicologia Experimental pela North Dakota State University (1975).
PEDIDO – Em seu discurso, o agora professor emérito da UnB fez um apelo aos cientistas e pesquisadores da área da saúde. “Quero aproveitar essa oportunidade para solicitar maior conscientização sobre as doenças do neurônio motor, algo pouco conhecido e que pode acometer qualquer um de nós sem aviso prévio. Peço apoio, quando possível, às pesquisas nessa área. Por enquanto, vamos que vamos. Mas como disse o físico britânico Stephen Hawking, ícone dessa luta: ‘Enquanto há vida, há esperança’”.
O reitor Ivan Camargo se emocionou e afirmou que o professor é um exemplo não só para o Instituto de Psicologia, mas para todos na UnB. “Cada outorga do título de Emérito tem uma característica e esta, sem dúvida, é especial. Eu nunca entreguei – e acho que os colegas ex-reitores também não – a honraria à filha do homenageado. Uma cerimônia carregada de emoção, com depoimentos cheios de admiração pelo exemplo que foi o professor Lincoln”, disse o reitor.