Na manhã desta sexta-feira (1º), estudantes e professores do programa de pós-graduação da Faculdade de Comunicação (PPGCOM/FAC) estiveram reunidos ao lado de amigos, colegas e vizinhos, para prestar homenagem póstuma a Maria Vanessa Veiga Esteves. A aluna do mestrado foi morta em um assalto na Asa Norte, no início de agosto.
A cerimônia desta sexta foi composta por dois atos e contou com presença da decana de Pós-Graduação, Helena Eri Shimizu. Primeiramente, foi plantado um ipê branco e descerrada uma placa na Praça Maior da UnB (localizada na área verde atrás da FAC). Em seguida, a sala de estudos do programa de pós-graduação recebeu o nome da homenageada.
O evento foi marcado por emoção. Colegas destacaram a personalidade alegre, engajada e agregadora de Maria Vanessa. Seus livros foram doados às bibliotecas Central (BCE) e da PPGCOM.
“Esperamos que o acolhimento de Maria Vanessa contamine professores e a pós-graduação e fortaleça nosso compromisso com os princípios humanos e humanísticos e com a sociedade”, disse o coordenador do programa, professor João José Curvello.
A docente Fernanda Casagrande Martinelli, que orientava a mestranda, lamentou a morte. “É uma perda para a academia. Ela desenvolvia um trabalho de comunicação muito importante para o debate da moda em um contexto de produção econômica. Era um questionamento sobre o sistema capitalista." A defesa da dissertação estava agendada para o final de novembro.