COMOÇÃO

Pós-graduação da Faculdade de Comunicação presta tributo à memória de aluna do mestrado, assassinada em 8 de agosto

 


Pessoas próximas prestaram tributo a Maria Vanessa Veiga. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Na manhã desta sexta-feira (1º), estudantes e professores do programa de pós-graduação da Faculdade de Comunicação (PPGCOM/FAC) estiveram reunidos ao lado de amigos, colegas e vizinhos, para prestar homenagem póstuma a Maria Vanessa Veiga Esteves. A aluna do mestrado foi morta em um assalto na Asa Norte, no início de agosto.

 

A cerimônia desta sexta foi composta por dois atos e contou com presença da decana de Pós-Graduação, Helena Eri Shimizu. Primeiramente, foi plantado um ipê branco e descerrada uma placa na Praça Maior da UnB (localizada na área verde atrás da FAC). Em seguida, a sala de estudos do programa de pós-graduação recebeu o nome da homenageada.

 

O evento foi marcado por emoção. Colegas destacaram a personalidade alegre, engajada e agregadora de Maria Vanessa. Seus livros foram doados às bibliotecas Central (BCE) e da PPGCOM.

Em homenagem póstuma, sala de estudos recebeu o nome de aluna. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

“Esperamos que o acolhimento de Maria Vanessa contamine professores e a pós-graduação e fortaleça nosso compromisso com os princípios humanos e humanísticos e com a sociedade”, disse o coordenador do programa, professor João José Curvello.

 

A docente Fernanda Casagrande Martinelli, que orientava a mestranda, lamentou a morte. “É uma perda para a academia. Ela desenvolvia um trabalho de comunicação muito importante para o debate da moda em um contexto de produção econômica. Era um questionamento sobre o sistema capitalista." A defesa da dissertação estava agendada para o final de novembro.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.