RECONHECIMENTO

Professor aposentado do Instituto de Psicologia, ele ajudou a construir o PAS, é referência em análise do comportamento e se mantém atuante

Abraço afetuoso entre João Cláudio Todorov e Deisy das Graças, presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

“Querido mestre, te saúdo e parabenizo por essa justíssima homenagem. Fui sua bolsista e, sem isso, não teria concluído meu curso.” O mestre em questão é o ex-reitor da UnB João Cláudio Todorov, a quem foi concedido, na tarde desta terça-feira (2), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília. O homenageado foi orientador de Deisy das Graças, oradora na cerimônia e atual presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBPC).

Durante a solenidade, que aconteceu no auditório da Reitoria, a ex-aluna destacou aspectos da personalidade do agraciado, entre eles a confiança que costuma depositar nas pessoas ao seu redor. Há quatro décadas, mesmo sem conhecer Deisy pessoalmente e sabendo que ela nunca havia feito pesquisa, Todorov a aceitou como orientanda. “Eu dependia da bolsa, já havia trancado o curso porque não tinha condições de pagar o transporte e ainda ajudava em casa”, lembrou a psicóloga.

Proferir palavras de incentivo e positividade é outra característica do professor. Vários presentes na homenagem desta terça fizeram referência, em diferentes momentos, aos bordões repetidos por Todorov ao longo de sua jornada: “Vai que dá!"; "Vamos confiar!”

Mesa da cerimônia foi composta por Todorov, Márcia Abrahão, Wânia de Souza, diretora do IP, e Cláudio Torres, vice-diretor da unidade. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

“Esse é um tributo que devemos ao senhor, seu reitorado é lembrado pela sensibilidade. Confia e vai!”, mencionou a reitora Márcia Abrahão, ao reconhecer os méritos do mais novo Doutor Honoris Causa da UnB. O título é concedido a pessoas que tenham se destacado em sua área por seu saber ou sua atuação acadêmica.

Na UnB como professor desde 1973, Todorov continua ativo mesmo aposentado, hoje como pesquisador assistente. “Na semana passada, duas orientandas minhas de iniciação científica apresentaram trabalhos em um evento de grande porte”, contou orgulhoso o docente de quase oitenta anos.

Em meio ao público que compareceu à cerimônia de entrega do diploma de Honoris Causa, estavam vários ex-orientandos do professor, entre eles Mariza Monteiro Borges, professora aposentada da UnB. “Juntamente com mais cinco professores, Todorov conseguiu trazer um curso de mestrado à Universidade e eu fui da primeira turma”, disse. Ela compartilhou que, desde então, sempre sentiu-se muito ligada ao docente.

Todorov atuou na defesa da educação e autonomia universitária. Como reitor ou presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), sempre esteve determinado a promover mudanças em prol do coletivo. “Na primeira vez em que concorreu a reitor, perdeu. Mesmo assim, falei para ele que iríamos fazer a festa lá em casa”, conta a esposa, Sílvia Todorov, sem omitir que muito do que o marido fez trouxe como consequência a ausência na família.

Todorov foi aplaudido após discurso em que agradeceu a amigos e familiares por todo apoio recebido em sua trajetória. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

Sobre isso, o homenageado fez um agradecimento público àqueles que constituíram sua base para todas as realizações. “Agradeço aos amigos, colegas e familiares, mas principalmente à minha esposa e aos meus dois filhos, pela compreensão com os momentos em que não pude estar presente em decorrência da dedicação à minha carreira”, reconheceu.

VIDA – Os cargos de diretor do Instituto de Psicologia (IP) de 1991 a 1993, decano de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília em 1985, vice-reitor entre 1985 e 1989 e reitor por dois períodos – entre agosto e novembro de 1989 e de novembro de 1993 a novembro de 1997 –, não são suficientes para definir o perfil atuante do homenageado.

Entre outros feitos, Todorov também foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Psicologia e precursor do ensino personalizado de Psicologia na UnB, em companhia de outros professores. Atuou em periódicos científicos (três dos quais ainda é revisor), e é referência em análise do comportamento.

Marcado pela característica de convicção democrática e compromisso com o bem social, o mandato de Todorov à frente da UnB marcou a abertura da instituição no período noturno – o que possibilitou acesso de novos estratos da sociedade ao nível superior na universidade pública. Também durante sua gestão, em 1995, foi lançado o Programa de Avaliação Seriada (PAS), desenvolvido em conjunto com representantes de escolas locais, governo distrital e representantes de professores.

Sua dedicação a temas sociais se provou pelo envolvimento com a campanha de educação para o trânsito em Brasília, que resultou, entre outros ganhos, no estabelecimento da prática cultural de parar na faixa de pedestres. Esse é o segundo título de Doutor Honoris Causa recebido por Todorov, que também é professor emérito da UnB.

Observado pela colega Wânia de Souza, Todorov exibe o diploma de Doutor Honoris Causa, ao lado da reitora Márcia Abrahão. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB