MEMÓRIA

Professor do Departamento de Engenharia Elétrica deixa legado acadêmico e institucional para a Universidade da qual foi prefeito entre 2012 e 2016

 

Marco Aurélio Oliveira liderou importantes avanços em infraestrutura no campus Darcy Ribeiro. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

Morreu nesta quarta-feira (4), aos 60 anos, o professor do Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) da UnB Marco Aurélio Gonçalves de Oliveira. Engenheiro formado na Universidade, o Mago, como era chamado por amigos, foi chefe de departamento no ENE e diretor da Finatec. Também esteve à frente da Prefeitura da UnB (PRC) entre 2012 e 2016.

 

Em nota, a Faculdade de Tecnologia (FT) e a Reitoria manifestaram pesar pela perda e destacaram que o professor “certamente estará imortalizado na história desta Universidade e na memória dos vários colegas e amigos construídos em sua caminhada". O velório acontece nesta quinta-feira (5), das 9h às 12h, no Templo 1 do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

 

Nascido em 20 de dezembro de 1958, Marco Aurélio formou-se em Engenharia Elétrica na UnB em 1982. Após obter títulos de mestre e doutor na Universidade Pierre et Marie Curie - Paris VI, tornou-se professor do Departamento de Engenharia Elétrica em 1996. Colega do professor desde os tempos de graduação, o ex-reitor Ivan Camargo homenageou o amigo.

 

Lamentando a perda, Ivan descreveu Marco Aurélio como figura alegre e comunicativa, sempre competente em suas tarefas. O ex-reitor enumerou os feitos de Marco Aurélio como prefeito da UnB, durante sua gestão: "Reorganizou contratos, redefiniu tarefas, radicalizou na fiscalização. Os resultados que ele obteve no mandato foram impressionantes: reduziu o consumo de água, dividiu por cinco a conta telefônica e colocou ordem no serviço de manutenção. Tudo isso sem perder a magia do seu sorriso e a forma carinhosa de tratar com as pessoas."

 

Hoje especialista em matrizes energéticas, o professor Rafael Shayani, do ENE, foi orientado por Marco Aurélio na pós-graduação. Shayani recorda que, em 2016, o professor Marco Aurélio coordenou grande número de mudanças na FT. Lâmpadas incandescentes foram trocadas por modelos em LED, houve substituição de aparelhos de ar-condicionado e definição do projeto para instalação do sistema de energia solar fotovoltaica, com execução em andamento. “É um legado mais recente que ele deixa, de economia de energia, pois como pesquisador do ENE continuou investindo em prol da eficiência energética da Universidade.”

 

Recordando a experiência discente, Rafael destaca o caráter humano de Marco Aurélio. "Ele não via os estudantes apenas com alunos, mas como pessoas com opiniões. Foi um professor exemplar, que se dedicou à ciência, conseguindo equipar laboratórios. Ele criou novas áreas de pesquisa na área de energia solar e sempre tratou todos com muito respeito, educação, gentileza e bondade", detalha. "Tudo o que ele conquistava, compartilhava com os colegas, porque ficava feliz em ver tudo crescendo. Um belo exemplo, para ser replicado por todos”, acrescenta.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.