Cerimônia aconteceu nesta terça (9) no auditório da Reitoria

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Entre amigos, colegas e familiares, o enfermeiro Elioenai Dornelles Alves recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de Brasília. A cerimônia aconteceu na tarde desta terça-feira (9) no auditório da Reitoria.

“Para nós da FS é um marco e uma justa homenagem”, disse a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), Maria Fátima de Sousa. “O professor é fonte inesgotável de criatividade e inovação, da arte sensível do cuidar”, elogiou.

Após homenagem da família, o professor, entre cumprimentos e palavras de agradecimento, falou um pouco sobre a prática educativa baseada no lúdico e na criatividade.

“O paciente quer ser feliz. Ele não quer só uma receita médica, mas um tratamento mais humano”, disse.

Pesquisador colaborador sênior na UnB, o professor titular do curso de Enfermagem exerceu várias atividades ao longo de sua carreira.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Na década de 80, presidiu a Associação Brasileira de Enfermagem. Na UnB, ajudou a implantar o método de ensino à distância e a criar o programa de pós-graduação na área, além de ter coordenado 14 projetos de extensão, dois deles ainda em andamento.

“Somos um grupo que cresce junto em suas linhas de pesquisa", vibrou.

Presente na solenidade, o reitor Ivan Camargo sublinhou a paixão do professor pela vida e pela atividade docente.

“Essa postura é indispensável para a universidade”, disse. “É uma honra estar aqui para prestar esta homenagem em nome da UnB”, disse ao encerrar a cerimônia.

Também estiveram presentes a vice-diretora da FS, Karen Eleonora de Oliveira, a coordenadora do curso de Enfermagem, Gisele Martins, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Moema da Silva Borges, entre outros.

O título de Emérito é concedido a professores que se destacaram em suas áreas de atuação no decurso da vida acadêmica.