Docente e ex-reitor da Universidade de Lisboa, António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa recebeu, na tarde de sexta-feira (12), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília. Nóvoa é conhecido internacionalmente pela intensa atividade acadêmica na área da educação e da formação de professores.
Em discurso de abertura da cerimônia, realizada no auditório da Reitoria, o decano de Ensino de Graduação da UnB, Mauro Rabelo, lembrou passagens importantes da carreira acadêmica de Nóvoa.
“É uma honra compartilhar este momento. Fui imbuído de fazer uma síntese de apresentação da trajetória acadêmica do nosso homenageado e confesso que não é uma tarefa fácil resumir sua obra em tão poucas linhas”, disse Rabelo.
António Nóvoa iniciou a carreira docente universitária em 1982 na Universidade de Genebra. Doutorou-se em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra em 1986. Tornou-se especialista em História da Educação e em Educação Comparada. Doutorou-se em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Paris IV em 2006.
Em 1986, iniciou as atividades na Universidade de Lisboa como professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Foi reitor de 2002 a 2013. Em 2014, recebeu o título de Reitor Honorário da Universidade de Lisboa. Entre 2013 e 2014, esteve em Brasília em uma missão da UNESCO junto ao governo federal brasileiro e atuou como professor visitante da Universidade de Brasília.
IDEAIS – “Nesta cidade, passei um ano luminoso de minha vida; um ano que ilustro meu encontro, no sentido metafórico, com três reitores da UnB: Darcy Ribeiro, Cristóvão Buarque e Ivan Camargo e com os princípios que defendem e parecem centrais para pensar a universidade nos dias de hoje”, pontuou Nóvoa, em referência à passagem pela UnB.
“Nesses três reitores encontro simbolicamente as palavras que procurei ao longo de minha vida, do meu trabalho e que agora compartilho convosco: liberdade, futuro e compromisso”, completou.
O professor concluiu afirmando que tem o desejo de continuar a relação intensa que começou com a Universidade de Brasília e que se sente feliz por estar num tempo importante de sua vida recebendo o título. “A todos e todas, nesse dia único e insubstituível para mim, quero escrever a minha gratidão”.
No encerramento da cerimônia, o reitor Ivan Camargo definiu como “aula magistral” o discurso proferido por Nóvoa e afirmou que a Universidade de Brasília terá como exemplo a trajetória do homenageado. “Nestes últimos anos, à frente da Reitoria, já tive a honra de conceder esse título a várias personalidades, mas foi a primeira vez que entrego para um amigo”, finalizou.
Além do reitor Ivan Camargo, estavam na mesa de honra a vice-reitora Sônia Báo, o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, e a diretora da Faculdade de Educação, Lívia Fonseca.
A comitiva que precedeu Nóvoa foi composta por André Nóvoa, filho do homenageado; Francisco Carvalho, proprietário da Livraria do Chico do ICC, Cynthia Bisinoto, coordenadora-geral de Acompanhamento e Gestão Acadêmica; Adriana Weska, diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do MEC; professora Maria de Fátima Brandão, diretora técnica do Decanato de Ensino de Graduação; professora Wivian Weller, vice-diretora da Faculdade de Educação, professor Jaime Santana, decano de Pesquisa e Pós-Graduação; professora Thérèse Hofmann, decana de Extensão, e Cristóvão Buarque, ex-reitor da UnB e senador.
O título de doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.