RECONHECIMENTO

Prêmio Marcantonio Vilaça é considerado o mais importante na área. Artista participa de mostra coletiva em São Paulo

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

O professor Geraldo Orthof, do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília, foi um dos ganhadores da 5ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça, o maior prêmio em artes plásticas do país.

 

O anúncio foi realizado em abril, durante cerimônia no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP).

 

Das quase 600 inscrições para o prêmio, 30 artistas foram pré-selecionados, entre eles Orthof. De abril a dezembro deste ano, o grupo participa de uma exposição coletiva no MAC. “Ter uma exposição de longa duração como essa, em um museu desse porte, é fantástico para qualquer artista”, comemora.

 

No mês passado, após avaliação de jurados e de curadorias regionais, o professor, junto de outros quatro artistas, foi escolhido um dos vencedores do Prêmio, criado em 2004.

 

Os condecorados recebem R$ 40 mil cada e concorrem a bolsa-residência na Manchester Metropolitan University (Universidade Metropolitana de Manchester), além de participarem de cinco mostras em diferentes capitais pelo país e da exposição de encerramento do prêmio na University of Manchester no Reino Unido.

 

Segundo Orthof, a obra criada para a exposição do prêmio, chamada de Os Himalaia, é inspirada em uma suposta carta escrita para José Antonio Sucre, primeiro montanhista latino-americano a escalar o Everest. “É uma fábula poética sobre a utopia. A questão central pode ser indicada pela pergunta: o que motiva, de fato, alguém escalar uma montanha inacessível? A minha montanha é feita de livros antigos e raros em diferentes idiomas, sobre esse tema. Uma montanha-babel construída dentro de uma coluna de acrílico transparente e mesas de luz brancas”, explica.

 

Atualmente, Gerald Orthof é professor do Departamento de Artes Visuais da UnB e coordena o grupo de pesquisa Moradas do Íntimo no IdA.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.