Cerimônia aconteceu nesta quarta (29) no auditório da Reitoria

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Ator e diretor de teatro, o professor do Instituto de Artes da UnB (IdA) João Antonio de Lima Esteves recebeu o título de Emérito na tarde desta quarta-feira (29). A cerimônia aconteceu no auditório da Reitoria.

Após resumo da trajetória do homenageado, foram exibidas cenas da vida do ator dentro e fora dos tablados.

Com participação em mais de 50 espetáculos, o professor foi, em Brasília, crítico de teatro no jornal Correio Braziliense e diretor do Teatro Nacional Claudio Santoro, entre as várias atividades exercidas ao longo de sua carreira.

"João Antonio tocou o coração de todas as pessoas com quem conviveu", disse o diretor do IdA, Ricardo Freire, que também destacou a luta do artista pela criação do curso de Artes Cênicas na UnB e pelo "teatro de qualidade" na cidade. "Ele é um exemplo a ser seguido", elogiou.

Para João Antonio, o reconhecimento da atividade de ator foi um avanço, mas há muito a ser feito. “Ainda hoje temos que convencer de que arte é vital", critica. Ele cita a companhia de teatro que dirigiu no hospital Sarah como exemplo. "Fomos direto na dor do paciente e conseguimos reduzir o uso de analgésicos”, orgulha-se.

Cerimônia lotou auditório da Reitoria. Foto: Isa Lima/UnB Agência

O ator agradeceu aos alunos. "Mesmo aqueles que não me questionaram me deram lições que levo pra vida toda. Muitos se tornaram colegas de palco com quem continuo aprendendo todos os dias", disse. "Agradeço e retribuo aplaudindo a todos que estão aqui hoje."

Presente na solenidade, o reitor Ivan Camargo lembrou a época em que o homenageado foi decano de Extensão na UnB. "Como todos vocês, estou muito emocionado com essa justíssima homenagem. A postura firme e inquieta do professor João Antonio sempre me impressionou muito", completou.

Também participaram da cerimônia o dramaturgo Hugo Rodas e o ex-reitor Ibañez Ruiz, entre outros convidados. O título de Emérito é concedido a professores que se destacaram em suas áreas de atuação no decurso da vida acadêmica.

Confira a cobertura da UnBTV:

Cerimônia de outorga de título a João Antonio de Lima Esteves na íntegra