Professora Benigna Villas Boas recebe título de professora emérita da UnB

Foto: Isa Lima/UnB Agência

A admiração pela trajetória de Benigna Maria de Freitas Villas Boas lotou o auditório da Reitoria. Pioneira na capital do país, a atual pesquisadora colaboradora da Faculdade de Educação (FE) recebeu, na manhã desta quarta-feira (4), o título de professora emérita da Universidade de Brasília. “Estou enormemente engradecida”, disse a educadora ao final da cerimônia, prestigiada por familiares, estudantes e colegas de trabalho.

O sentimento de gratidão, na avaliação do reitor Ivan Camargo, é ainda maior do lado institucional. “Quem fica engradecida é a UnB, por ter a senhora como emérita”, disse o dirigente. “Esta é uma manhã iluminada”, avaliou. “A professora Benigna Villas Boas é uma referência para todos nós”.

O brilho da biografia da nova emérita foi relatado por Cleide Viana, professora da FE e admiradora da homenageada. O depoimento narrou a chegada de Benigna a Brasília em 1960, os caminhos traçados durante sua formação acadêmica e os legados deixados para a educação do país. “Não é fácil traduzir em palavras”, disse Cleide sobre a homenagem. Sensibilizada, recitou poema em que Carlos Drummond de Andrade entende que a poesia de um determinado momento é capaz de inundar uma vida inteira.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

O relatório fez menção a várias declarações de companheiros de profissão de Benigna. A ex-diretora da FE Carmenísia Aires disse ser “testemunha da dedicação e da ética” da homenageada. Trecho atribuído a Gilberto Lacerda, docente da faculdade, afirma que Benigna “influenciou gerações de educadores”. Edileuza da Silva, ex-subsecretária distrital de Educação Básica, classificou a vida da emérita como uma “ponte” entre o ensino superior e a escola.

EMOÇÃO – As referências à família de Benigna Villas Boas levaram muitos às lágrimas. A professora agradeceu ao seu “amado marido”, Márcio Villas Boas, docente aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, pela companhia em “momentos vitoriosos e também em tempos difíceis”. A união de 52 anos garantiu três filhas e quatro netos ao casal.

A emoção também tomou conta dos presentes na apresentação musical de Tiago de Freitas, sobrinho da emérita. Antes de cantar sucessos de Elis Regina, Gonzaguinha e Oswaldo Montenegro, ele disse ter Benigna como “um exemplo de vida”. Em outro momento especial, a professora recebeu um colar de colegas de seu grupo de pesquisa.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

TRABALHO – Mineira de Bonfim, Benigna Villas Boas tem vínculo docente com a Universidade desde 1986, quando foi cedida pela então Fundação Educacional do DF. A entrada no quadro permanente ocorreu, por concurso, oito anos depois. Durante toda a vida profissional, defendeu a participação ativa da academia na formação de bons professores para o nível fundamental. “A universidade é corresponsável pela qualidade da educação básica”, afirmou.

A professora graduou-se em Pedagogia em 1971 no Centro de Ensino Unificado de Brasília, hoje UniCeub. Na mesma década, concluiu mestrado em Ensino pela Universidade de Houston, nos Estados Unidos. Nos anos 1990, defendeu, na Universidade de Campinas, a tese de doutorado intitulada Práticas avaliativas e organização do trabalho pedagógico. Logo depois veio o pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres.

Autora de livros como Portfólio, Avaliação e Trabalho Pedagógico e Virando a Escola do Avesso por meio da Avaliação, a professora emérita coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (Gepa/FE).