RECONHECIMENTO

Haydeé Caruso, do departamento de Sociologia, é uma das seis brasileiras citadas em documento da ONU

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

 

O Centro Regional das Nações Unidas para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento na América Latina e no Caribe (Unlirec/ONU) lançou, no ano passado, publicação que reúne histórias de mulheres que contribuem para o avanço da capacitação feminina nas áreas de segurança e desarmamento.

 

Intitulado “Força da mudança II: Reconhecendo a contribuição das mulheres da América Latina e do Caribe para o Desarmamento”, o documento faz referência à atuação de seis brasileiras, entre elas a professora da Universidade de Brasília Haydeé Caruso.

 

Docente do Departamento de Sociologia da UnB, Haydeé é doutora em Antropologia e especialista em justiça criminal e segurança pública. Com pesquisas na área de formação policial e desenvolvimento institucional para a resolução de conflitos, a professora coordenou a Rede Latino-americana de Policiais e Sociedade Civil, entidade de intercâmbio entre organizações policiais e grupos da sociedade civil.

 

“Ao falar de segurança pública sempre remetemos a um ambiente masculino, e esse documento dando visibilidade às mulheres que atuam nessa área muito me orgulha”, afirma.

 

“Esse reconhecimento demonstra a força da participação feminina no campo da segurança pública”, completa Haydeé, que também coordenou a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública do Ministério da Justiça (RENAESP).

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

 

A Rede é uma iniciativa do governo federal que fomenta cursos de pós-graduação para profissionais de segurança pública do país. Parceira da atividade desde o início, a UnB já está na 5ª edição do Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania, coordenado pela docente.

 

Além de Haydeé, representam o Brasil no documento, a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Maria Filomena de Luca Miki; a assistente de investigação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Gabriela Dutra; a antropóloga Ana Paula Lage de Oliveira; a delegada da Polícia Federal Alessandra Borda e a major da reserva da Polícia Militar de São Paulo Tania Pinc.

 

REFERÊNCIA – De acordo com a professora Haydeé Caruso, a UnB conta com um grupo de docentes dedicado ao campo de estudos da violência, criminalidade e segurança pública, não só na pós-graduação como também em pesquisas aplicadas.

 

“Temos uma produção muito expressiva, com várias publicações que são referências, e isso mostra como a UnB tem se dedicado a contribuir para essa área”, ressalta a professora, que ainda faz parte do Núcleo de Estudos Sobre Violência e Segurança (NEVIS) da UnB, coordenado pela professora Maria Stela Grossi Porto.

 

A publicação da ONU pode ser conferida no link.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.