LUTO

Um dos primeiros docentes da Faculdade de Tecnologia, professor aposentado faleceu na última sexta-feira (2)

A Universidade de Brasília se despede do professor aposentado Nelson Martin. Um dos primeiros docentes do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia (FT/UnB), Nelson faleceu na tarde de sexta-feira (2). O corpo será cremado nesta segunda (5), às 14h.

Natural do Rio Grande do Sul, onde se graduou em Engenharia Mecânica pela UFRGS, Nelson fez parte do grupo de professores que fundou o departamento de Engenharia Mecânica da UnB.

“Seu trabalho foi de extrema importância para a consolidação do curso na universidade”, recorda o professor da FT Antônio Manoel, aluno de Nelson Martins na década de 1970. “Naquela época, oito professores eram responsáveis por toda a carga horária. Um grande esforço”, ressalta.

O reitor da UnB, professor Ivan Camargo, também lamenta a perda. “Sempre o considerei uma referência na Faculdade de Tecnologia”, afirma.

FINATEC – Nelson Martin teve, ainda, fundamental importância na implantação da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) – foi um dos instituidores e ocupou cargos na Diretoria Executiva e nos Conselhos Superiores. De acordo com nota emitida pela fundação, o professor atuou ativamente para a concretização da sede da Finatec.