SOCIOLOGIA

Para entender a relação movimentos sociais, políticas públicas e reforma agrária, pesquisadora passa 9 meses no Incra de Marabá, região marcada por fortes conflitos de terra

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

 

O trabalho Conexões e controvérsias no Incra de Marabá: o Estado como um ator heterogêneo venceu o prêmio Anpocs de melhor tese em Ciências Sociais neste ano. De autoria da bacharel em Relações Internacionais e mestre em Ciência Política Camila Penna, a tese foi defendida no programa de pós-graduação em Sociologia da UnB sob orientação do professor Marcelo Rosa.

 

Estudando a relação entre movimentos sociais e políticas públicas desde o mestrado, a pesquisadora optou por investigar o tema da luta pela reforma agrária "de dentro do Estado".

 

Para isso, ela passou 9 meses no Incra de Marabá, no sul do Pará, região marcada por fortes conflitos de terra. "Fundado na década de 70, o Incra é um órgão extremamente importante para a política de terras no Brasil", diz. “Segunda maior autarquia do país, ele possui cerca de 6 mil servidores”, conta.

 

A autora explica o motivo que a levou a decidir pela pesquisa etnográfica em uma superintendência do Incra. "Queria conhecer a relação entre movimentos sociais e Estado, bem como os efeitos dessa interação nas políticas públicas que visam a reforma agrária."

 

De acordo com Penna, esta é a primeira pesquisa de fôlego em que o Incra é objeto de análise.

 

"Trata-se de uma tese sobre o mundo rural, com foco no estado do Pará, fora do eixo centro-sul, e que trata do cotidiano de trabalho dos servidores do Incra, frequentemente negligenciados na própria estrutura do Estado brasileiro", explica a autora. Como indicativo disso, ela cita os baixos salários e a sucessiva redução de recursos destinados ao órgão.

 

"Entre outubro de 2011 e junho de 2012, período em que desenvolvia a pesquisa, houve um corte de 20% no orçamento", lembra.

 

Concedido todos os anos pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), o prêmio é o mais importante na área. "Recebê-lo foi uma grande honra", diz a autora. "O significado é ainda maior, pois a tese foi pensada e construída a partir das discussões no Laboratório de Sociologia Não Exemplar da UnB", ressalta.

 

Coordenado pelo professor Marcelo Rosa, o grupo busca contribuir para a construção de uma epistemologia nas Ciências Sociais que consiga apreender a realidade dos países na periferia do sistema capitalista. "Sem tomá-los como desvios em relação ao ocidente desenvolvido, geralmente considerado modelo", diz Penna.

 

"A não inserção dos trabalhos do grupo no mainstream das Ciências Sociais faz com que o prêmio se torne ainda mais significativo", avalia a autora.

 

Clique aqui para ler o resumo da tese.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.