LUTO

Aos 73 anos de idade, morre em São Paulo ex-professor conhecido como precursor da Música Eletroacústica na América Latina

Foto: Daiane Souza/UnB Agência

A Universidade de Brasília se despede do professor Conrado Silva de Marco, pesquisador uruguaio pioneiro da Música Contemporânea e Eletroacústica. O professor faleceu na segunda-feira (6), em decorrência de parada cardíaca após uma cirurgia. Silva de Marco dedicou mais de três décadas de trabalho à UnB e havia se aposentado de forma compulsória pelo Instituto de Artes (Ida), em 2010.

Um dos pioneiros da UnB, Conrado Silva de Marco chegou à universidade em 1969 para integrar o quadro de docentes do Departamento de Música (MUS). Nos primeiros anos de trabalho, o engenheiro acústico criou a disciplina Oficina Básica de Música, ofertada a estudantes de todos os cursos. “A oficina tratava da musicalidade e estimulava os alunos a perceberem o som mesmo sem o domínio da linguagem musical”, explica Vadim da Costa Arsky, professor do MUS.

“Ele sempre foi um grande professor, muito paciente, gentil e cativador de seus alunos”, conta o professor Jorge Antunes, contemporâneo de Silva de Marco. Antunes e Conrado trabalharam juntos na UnB em 1973. A parceria durou pouco. Conrado foi demitido da universidade em 1976, pelo regime militar.

O professor foi morar em São Paulo e lecionou na Faculdade Santa Marcelina, onde montou um estúdio de música eletroacústica e composição. Somente na década de 90 o pesquisador foi readmitido pela UnB. “Na época da anistia vários professores foram readmitidos e voltamos a trabalhar juntos”, lembra Jorge Antunes.

Os docentes criaram o laboratório de música eletroacústica da UnB e mais tarde, em 1994, organizaram o primeiro Encontro Nacional de Eletroacústica. “Foi um momento muito importante, pois foi quando fundamos a Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica”, conta Antunes. Em 1997, os dois pesquisadores organizaram o segundo encontro, agora com abrangência internacional. “Trabalhamos juntos até a aposentadoria do professor Conrado. Foi uma parceria muito boa”, diz.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.