Familiares, colegas, colaboradores e amigos do professor Paulo César de Morais, do Instituto de Física (IF) lotaram o Auditório da Reitoria para vê-lo receber o título de Professor Emérito da Universidade de Brasília. A cerimônia aconteceu na manhã de sexta-feira (31) e teve como orador o professor Alaor Silvério Chaves, Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Chaves brindou os presentes com suas memórias sobre a trajetória de dedicação e sucesso de Paulo César, o “Paulinho SS”, como era conhecido pelos colegas. Isto porque cursou a graduação em Física e Química simultaneamente, obtendo a nota máxima. Seu comprometimento com o estudo já se manifestava à época do que seria o Ensino Médio nos dias de hoje. Paulinho SS frequentava a Escola Estadual de Araguari, sua terra natal, pela manhã, e à noite viajava para outra cidade mineira, Uberlândia, estudar na Escola Técnica de Química.
Descrito como sempre calado e sorridente, Paulo César de Morais estudava nanopartículas magnéticas no Instituto de Física da UnB, nos anos de 1970 “quando o termo ‘nano’ nem havia ainda sido cunhado”, brincou Chaves. “Ninguém fez pelo IF o que Paulo César fez”, concluiu o orador.
Logo após concluir o doutorado na UFMG, em 1986, Paulinho SS foi para a Bell Communications Research, disputado centro norte-americano de pesquisa, fazer seu pós-doc. Professor Titular do Núcleo de Física Aplicada, Paulo César de Morais é um cientista de reconhecimento nacional e internacional, atuando principalmente em fluidos magnéticos, magnetolipossomas, nanocápsulas magnéticas, nanoemulsões magnéticas e nanocompósitos magnéticos.
O título de Professor Emérito é concedido pela Universidade de Brasília ao docente, aposentado na universidade, que tenha alcançado uma posição eminente em atividades universitárias.