EMÉRITO

Paulo César de Morais (IF) é o mais novo Professor Emérito da UnB. Cerimônia aconteceu na manhã de sexta-feira, 31

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Familiares, colegas, colaboradores e amigos do professor Paulo César de Morais, do Instituto de Física (IF) lotaram o Auditório da Reitoria para vê-lo receber o título de Professor Emérito da Universidade de Brasília. A cerimônia aconteceu na manhã de sexta-feira (31) e teve como orador o professor Alaor Silvério Chaves, Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Chaves brindou os presentes com suas memórias sobre a trajetória de dedicação e sucesso de Paulo César, o “Paulinho SS”, como era conhecido pelos colegas. Isto porque cursou a graduação em Física e Química simultaneamente, obtendo a nota máxima. Seu comprometimento com o estudo já se manifestava à época do que seria o Ensino Médio nos dias de hoje. Paulinho SS frequentava a Escola Estadual de Araguari, sua terra natal, pela manhã, e à noite viajava para outra cidade mineira, Uberlândia, estudar na Escola Técnica de Química.

Descrito como sempre calado e sorridente, Paulo César de Morais estudava nanopartículas magnéticas no Instituto de Física da UnB, nos anos de 1970 “quando o termo ‘nano’ nem havia ainda sido cunhado”, brincou Chaves. “Ninguém fez pelo IF o que Paulo César fez”, concluiu o orador.

Logo após concluir o doutorado na UFMG, em 1986, Paulinho SS foi para a Bell Communications Research, disputado centro norte-americano de pesquisa, fazer seu pós-doc. Professor Titular do Núcleo de Física Aplicada, Paulo César de Morais é um cientista de reconhecimento nacional e internacional, atuando principalmente em fluidos magnéticos, magnetolipossomas, nanocápsulas magnéticas, nanoemulsões magnéticas e nanocompósitos magnéticos.

O título de Professor Emérito é concedido pela Universidade de Brasília ao docente, aposentado na universidade, que tenha alcançado uma posição eminente em atividades universitárias.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.