HOMENAGEM

Fundadora do departamento de botânica recebe honraria da Universidade de Brasília

Foto: Alexandra Martins/UnB Agência

Pioneira da botânica na Universidade de Brasília, a professora Therezinha Paviani inspirou gerações de estudantes e professores em direção ao amor à ciência. Mais do que isso, ela esteve entre os idealizadores e fundadores do Departamento de Botânica da UnB e da pós-graduação na área. Em reconhecimento a essa trajetória, Therezinha, 80 anos, recebeu o título de professora emérita nesta sexta-feira, 7 de janeiro. A cerimônia foi realizada em sua residência no Lago Sul com a presença do reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Junior, colegas de profissão e familiares.

O professor de geografia da UnB e marido de Therezinha, Aldo Paviani, destacou o mérito da entrega do título. “Nossa dedicação era exclusiva à Universidade. Empenhamos muitos fins de semana e feriados à pesquisa e preparação de aulas”. A atual diretora do Instituto de Biologia, Sônia Bao, relembrou a atuação de Therezinha. “Encontrávamos ela todos os dias no laboratório de biologia vegetal. É incontestável a outorga desse título pela importância dela na formação dos professores que atualmente fazem parte do Instituto de Biologia”, afirma.

Professora Therezinha recebeu o título das mãos do reitor em sua residência. Foto: Alexandra Martins/UnB Agência

A aprovação da entrega do título pelo Conselho Universitário (Consuni) aconteceu em 2005. A cerimônia foi adiada por causa de problemas de saúde da professora, que é portadora da doença de Mal de Parkinson, diagnosticada há 18 anos. “Quando eu cheguei o laboratório de botânica era apenas um pequeno espaço na antiga biblioteca. Vi o departamento crescer em quantidade e qualidade. Hoje ele é composto por um valoroso quadro de pesquisadores”, disse Therezinha. “O título de professor emérito é direcionado ao docente que continua a elevar o nome da Universidade mesmo depois da aposentadoria”, destacou o reitor José Geraldo de Sousa Junior.

A professora Dalva Graciano, do departamento de botânica, ressaltou a importância do legado de Therezinha. “A inspiração para seguir a botânica veio quando fui aluna da professora. Até hoje lembro dela quando vou a campo. Ela conseguiu nos passar também a vontade de ensinar”, elogia. Sueli Gomes, também professora da botânica, destacou o pioneirismo das pesquisas desenvolvidas pela professora. “Quando ninguém pensava em estudar o Cerrado, ela abraçou a pesquisa”.

PIONEIRA – Gaúcha de Santa Maria, a professora está na UnB desde 1969, quando foi requisitada para exercer o cargo de professor colaborador. É parte do quadro da Universidade desde 1975. Ao longo da carreira, publicou 20 artigos científicos em revistas indexadas e 25 resumos em congressos. Esteve, ainda, durante mais de 20 anos a frente do laboratório de anatomia vegetal. Aposentou-se em 1994, mas levou adiante a pesquisa no departamento e a participação no colegiado da pós-graduação. “Nas memórias ela é sempre vista como pioneira. Isso mostra o quanto o perfil dela é digno desta honraria”, destacou o reitor José Geraldo.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.