NOTA DE PESAR

Docente foi responsável pela criação do Instituto de Geociências, em 1988, e recebeu o título de emérito em 2019. Ele lutava contra um câncer

Emérito da UnB desde 2019, professor Onildo João Marini morreu nesta segunda-feira, 8 de novembro de 2021, vítima de câncer. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) recebeu com profundo pesar, na noite desta segunda-feira (8), a notícia do falecimento do professor emérito Onildo João Marini, que estava em tratamento contra um câncer.

Com reconhecida experiência em mapeamento geológico, o professor Marini foi um dos fundadores do curso de Geologia e sua atuação foi fundamental para a criação do mestrado em Geociências da Universidade de Brasília. Foi duas vezes chefe do Departamento de Geologia e responsável pela criação do Instituto de Geociências, em 1988.

O pesquisador contribuiu para a formação de gerações de profissionais. Em maio de 2019, recebeu o título de emérito, entregue pela reitora Márcia Abrahão, sua aluna do curso de Geologia. “Se pudesse voltar no tempo, pouca coisa teria feito diferente. Agradeço aos que viveram e batalharam junto comigo e também aos meus ex-alunos, meu grande orgulho”, disse Marini, no dia da homenagem.

Onildo João Marini graduou-se em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro, onde cursou o doutorado sob orientação do professor alemão Heinz Ebert. O pós-doutorado foi realizado na Universidade de Western Ontário, no Canadá. O geólogo trabalhou na Petrobras, na Comissão da Carta Geológica do Paraná, ficando encarregado pela cartografia da Folha Geológica de Araucária.

Na UnB, fez parte do grupo de 223 docentes demitidos, em 1965. O fato é narrado no livro A universidade interrompida: 1964-1965, publicado pela Editora UnB.

Em 1971, ele retornou à instituição liderando diversas iniciativas e coordenando projetos, como a reestruturação do trabalho final de graduação e a viabilização de convênios com organizações, entre elas o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Eletronorte. Publicou mais de uma centena de trabalhos científicos.

Além da trajetória acadêmica, o professor Onildo Marini preservou laços afetivos com a Universidade. Seu filho, Miguel Ângelo Marini, é professor do Departamento de Zoologia, do Instituto de Ciências Biológicas.

Que a família, amigas e amigos e a nossa Universidade encontrem conforto neste momento difícil.

O velório acontece nesta terça-feira (9), das 14h30 às 16h30, na capela 7 do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. O sepultamento será às 17h.

Márcia Abrahão
Reitora