DISTINÇÃO

Título reconhece contribuição do cientista alemão no panorama mundial da pesquisa em geologia e paleontologia

Detlef Hans Gert Walde está há 45 anos na UnB. Aposentado, atua hoje como pesquisador colaborador voluntário. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

Docente aposentado do Instituto de Geociências (IG) da UnB, o pesquisador e geólogo Detlef Hans Gert Walde recebeu da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) o título de Doutor Honoris Causa. Walde ingressou na UnB em 1977 e aposentou-se em 2015, mas segue atuando como pesquisador colaborador voluntário no IG.

Apesar dos anos de dedicação à UnB, em funções acadêmicas, científicas e administrativas, Detlef Walde tem trajetória de pesquisa fortemente ligada ao estado do Mato Grosso do Sul, principalmente por conta de pesquisas geológicas realizadas na região na década de 1980.

Foi no município de Corumbá que ele liderou a descoberta de um dos fósseis multicelulares mais antigos do mundo, com cerca de 500 milhões de anos, denominado Corumbella. Estudantes e professores da UnB à época participaram da expedição. Entre eles, o emérito Othon Leonardos, responsável por convidá-lo à Universidade de Brasília.

Autor da proposição do título de Doutor Honoris Causa a Detlef Walde, o diretor do Câmpus do Pantanal da UFMS, Aguinaldo Silva, ressaltou a relação do cientista com Corumbá. “Não tem como falar do professor Detlef sem lembrar de Corumbá. Nas suas andanças pela cidade, ele teve a oportunidade de descobrir um fóssil que colocou Mato Grosso do Sul e Corumbá na história da evolução geológica da Terra”.

“Agradeço pelo reconhecimento da importância das minhas pesquisas desenvolvidas aqui por mais de trinta anos. Eu recebo também este honroso título em nome dos meus colegas e estudantes, que trabalham comigo na região de Corumbá”, disse o homenageado durante a solenidade que aconteceu em 20 de maio, no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária da UFMS.

Acesse aqui o livreto com o discurso do homenageado, depoimentos de colegas, detalhes sobre pesquisas de campo e mais informações sobre a trajetória acadêmica de Detlef Hans Walde.

*com informações de Vanessa Amin e Mylena Rocha, da Comunicação da UFMS