CIÊNCIA

Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação reconhece professores e estudantes premiados pelo CNPq e pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

A Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília (CPP/UnB) prestou homenagem aos pesquisadores que conquistaram o primeiro lugar no Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, do CNPq, e ao professor Fernando Oliveira Paulino, vencedor na categoria Liderança Emergente do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2015.

A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (26), durante reunião da CPP, no Salão de Atos da Reitoria. O decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, Jaime Santana, exaltou o empenho dos pesquisadores e reforçou a importância das premiações. “O reconhecimento da comunidade externa ao trabalho dos nossos discentes e docentes é uma forma de estímulo e também de avaliação qualificada”, afirmou.

EM EQUIPE – O primeiro lugar no Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, do CNPq, foi conquistado pela aluna de Biotecnologia Alessa Bembom Garcia.

Bolsista do Programa de Iniciação Tecnológica da UnB, a graduanda apresentou o trabalho “Caracterização de um novo peptídeo inseticida da peçonha da aranha caranguejeira Acanthoscurria paulensis”.

O estudo faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biológicas que busca caracterizar peptídeos neuroativos presentes no veneno de aranhas, escorpiões e vespas.

De acordo com a orientadora do trabalho, Elisabeth Schwartz, as aranhas possuem uma rica e complexa peçonha, que pode ser utilizada para prospecção de novas drogas e inseticidas.

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

“Buscamos nesses venenos peptídeos com atividade biológica que possam ter interesse biotecnológico. No caso do estudo da Alessa, os achados podem servir para desenvolvimento de inseticida de controle biológico”, explicou Elisabeth.

“Nossa expectativa como orientadores é que nossos estudantes sejam melhores que nós, e acho que tenho visto isso nos meus alunos e fico muito feliz por eles”, completou a professora.

Para a estudante, a premiação representa uma conquista de toda a equipe da pesquisa. Alessa agradeceu em especial à professora Elisabeth e à doutoranda Caroline Mourão, que a acompanhou na parte experimental da pesquisa.

“Esse prêmio valoriza a UnB e reflete a qualidade dos docentes e discentes do curso de Biotecnologia”, disse. “Representa grande realização profissional e estímulo para seguir carreira na área de pesquisa”, completou Alessa.

A cerimônia de entrega da premiação será realizada na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 12 a 18 de julho na Universidade Federal de São Carlos.

LÍDER– A CPP também homenageou o professor da Faculdade de Comunicação Fernando Oliveira Paulino, vencedor na categoria Liderança Emergente do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2015.

A premiação tem por objetivo reconhecer pessoas e/ou entidades que contribuem e fortalecem os estudos comunicacionais no país e é concedida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) a partir da indicação de pesquisadores de todo o Brasil.

Os indicados devem ter defendido tese de doutorado entre cinco a dez anos e ter capacidade de liderar equipes. A definição dos premiados é realizada por júri composto por ex-presidentes da Intercom e por todos os ganhadores da categoria Maturidade Acadêmica.

Na edição de 2015, o professor Paulino foi escolhido entre seis finalistas e vai receber o Prêmio em sessão solene durante o XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontece em setembro no Rio de Janeiro.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.