ADMISSÃO

Seleção tem novidade na escolha do curso. Inscrições começam no dia 11 de abril

A Universidade de Brasília divulgou a abertura do vestibular que visa ao preenchimento de 4.212 vagas em cursos de graduação presenciais no segundo semestre deste ano. O total é distribuído entre 98 cursos, nos quatro campi da Universidade: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.

As chances ofertadas estão divididas entre três sistemas de acesso: Universal, com 1.880 vagas; de Cotas para Negros, com 226 vagas; além das Cotas para Escolas Públicas, com 2.106 oportunidades (veja quadro).

Os interessados em concorrer ao vestibular da Universidade deverão se inscrever entre os dias 11 e 22 de abril, pela internet. A taxa é de R$ 120,00 para o participante – candidatos e treineiros.

Para efetuar a inscrição, além do número de CPF do interessado, é necessário que seja enviado, via upload, uma fotografia individual colorida do candidato, com fundo branco, da cabeça e do tronco, não podendo haver nenhuma cobertura sobre o rosto do participante.

NOVIDADE – No momento da inscrição, o candidato deverá fazer a pré-opção pelo sistema/campus/curso/turno que deseja concorrer. Após a realização e correção das provas, será dada nova oportunidade para os candidatos escolherem campus/curso/turno por meio do Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SISUnB) para a alteração da escolha inicial.

De acordo com o Decano de Ensino de Graduação da UnB, Mauro Rabelo, "o objetivo da novidade contempla, entre vários aspectos: dar maior transparência para o processo de seleção; possibilitar uma segunda oportunidade para os jovens repensarem suas escolhas; fazer com que a opção de curso não seja feita completamente às cegas, já que o candidato vai saber seu desempenho nas provas antes de fazer a opção definitiva, atenuando a ansiedade inerente ao processo de escolha; e fazer uma aproximação maior entre os sistemas de seleção hoje praticados pela UnB em termos metodológicos", pontua.

Rabelo explica que "o SISUnB é uma versão simplificada do SiSU, do Ministério da Educação". "Estamos trazendo a cultura nacional que foi criada por meio do SiSU para dentro da Universidade", comenta.

ISENÇÃO – Os candidatos terão duas possibilidades para solicitar a isenção de taxa. Estarão isentos do pagamento candidatos definidos como hipossuficientes, que tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for de família de baixa renda. Além disso, há isenção da taxa para o candidato que comprovar ter, cumulativamente, renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

O prazo para solicitar a isenção é o mesmo das inscrições para todas as possibilidades. É de extrema importância que o candidato leia atentamente as regras sobre a isenção de taxa para verificar em qual situação se encontra e providenciar a documentação necessária, conforme as normas do edital.

ETAPAS – O vestibular ocorrerá por meio da aplicação de provas de conhecimentos e prova de redação em língua portuguesa, prevista para 4 e 5 de junho. No primeiro dia, serão exigidos conhecimentos em Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Cênicas, Visuais e Música), Filosofia e Sociologia, além da prova de redação. No segundo dia, os candidatos resolvem questões de Biologia, Física, Química e Matemática.

Em ambos os dias, os participantes terão 5 horas para a resolução das provas, que começam às 13h. O vestibular será realizado nas cidades de Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).

UnB lança edital para Certificação de Habilidade Específica