ENSINO

Número de programas com nota máxima dobrou em relação a 2013. Resultado está presente na primeira etapa da avaliação quadrienal da Capes, divulgada nesta semana

A Universidade de Brasília obteve avanços em seus programas de pós-graduação (PPG). A informação está nos relatórios da avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgados nesta quarta-feira (20). A UnB foi avaliada em 93 programas, com cursos de mestrado e de doutorado – tanto acadêmicos quanto profissionais. O período considerado na análise foi de 2013 a 2016.

“Comprovamos, no geral, melhora nos programas. Em comparação à última avaliação, de 2013, dobramos o número de programas com nota 7, a atribuição máxima”, destaca a decana de Pós-Graduação, Helena Shimizu. Matemática manteve a nota máxima e três novos PPGs melhoraram de resultado, alcançando o topo. São eles: Desenvolvimento Sustentável (CDS); Sociologia (ICS) e Geologia (IG). Entre os programas de mestrado profissional, Administração Profissional (Face) alcançou a nota máxima para a categoria, que é 5.

Além disso, foi mantida a quantidade de dez programas com nota 6. Para os de nota 5, o aumento foi considerável: em 2013 eles eram 10, agora são 17. Destaque também para os programas criados recentemente, pertencentes a áreas de pesquisa igualmente novas, e que alcançaram boa nota. É o caso do PPG de mestrado e de doutorado em Bioética (FS), que recebeu nota 5, e do curso de mestrado em Metafísica (IH), com 4.

A reitora Márcia Abrahão parabenizou a comunidade acadêmica pelos esforços em prol deste resultado, reafirmando a disposição de realizar um trabalho colaborativo para a superação dos desafios vivenciados na pós-graduação.

“A UnB caminha em direção à excelência, à base de muito esforço dos docentes, temos de reconhecer. Há um esforço sobre-humano dos professores, com a cobrança dos indicadores. É muito forte e muito estressante”, reforça a decana do DPG.

Arte: Ana Rita Grilo/Secom UnB

QUEDA Apesar de o balanço total ser positivo, alguns programas obtiveram notas menores em relação a 2013. Desses, 11 cursos obtiveram nota 2 – abaixo da média de qualidade e indicativo para o descredenciamento do programa na Capes. Esses programas têm até 20 de outubro para solicitar reconsideração das notas junto à avaliadora. A Capes disponibiliza aos coordenadores dos programas relatório com o parecer detalhado. São informações que devem fornecer subsídio para a elaboração dos argumentos de reconsideração. O DPG irá trabalhar com as coordenações para fundamentar o pleito.

Os discentes inseridos em cursos que receberam prescrição de descredenciamento devem ficar tranquilos. Não há qualquer implicação para eles. Entretanto, existe recomendação para que os procedimentos de seleção de novos alunos sejam pausados até o resultado da apreciação das reconsiderações, previsto para 20 de dezembro.

“Esses cursos acadêmicos precisam se reestruturar em todos os aspectos. Vão ter de rever o programa curricular, a área de concentração, projetos de pesquisa, a coerência e a consistência, sobretudo dos docentes. Alguns cursos de áreas aplicadas, por exemplo, podem pensar na possibilidade de sair da modalidade acadêmica e ir para a profissional”, explica a decana Helena Shimizu.

Uma possibilidade para os programas que tiverem cursos descredenciados é a formulação de nova proposta de curso junto à Capes. Anualmente, há abertura para Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN), a de 2017 começou em 20 de setembro e segue até 30 de outubro.

“Avaliação é sempre muito importante, especialmente pelo olhar externo. Mas também é preciso ter parcimônia. A UnB tem de olhar para a formação de mestres e de doutores cada um de acordo com suas especificidades e diversidades das áreas em que estão”, pondera Shimizu.

PRÓXIMO QUADRIÊNIO – A reitora Márcia Abrahão considera necessária reflexão sobre os resultados da avaliação da Capes. "Nossa satisfação com a elevação do número de programas com nota máxima é muito grande, mas o nosso orgulho está presente também ao vermos todos os programas da UnB empenhados em buscar a melhoria contínua da pós-graduação", disse.

Pensando nisso e na análise do próximo quadriênio (2017-2020), que já está em curso, o DPG irá realizar, nos dias 10 e 11 de outubro, o Seminário de Avaliação dos Programas com os coordenadores dos PPGs. Os encontros serão no CDT, das 9h às 17h, e terão a participação do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO).

A proposta é preparar a Universidade para os próximos anos. “Precisamos nos estruturar para ter bom desempenho e garantir boa formação dos discentes”, afirma a decana do DPG. “Vamos traçar um panorama de onde estamos e dizer para onde queremos ir”, completa.