NOVIDADE

Assim como na graduação, documento será gerado exclusivamente on-line, em plataforma acessada pelo site da UnB. Mudança vale a partir desta segunda (21)

Com benefícios já comprovados na graduação, iniciativa traz maior praticidade na obtenção do documento, disponível para acesso e impressão ilimitados. Arte: Igor Outeiral/ Secom UnB

Em cinco meses, a Universidade de Brasília emitiu mais de três mil diplomas digitais de graduação. A instituição é pioneira entre as federais na adoção do formato. Em vigor desde o último mês de agosto, a medida aproximou a UnB da modernidade e impactou o modo como o recém-formado lida com o documento. A boa prática sustentável também significou economia: cerca de R$ 11 mil deixaram de ser gastos em processos relacionados à impressão dos diplomas.

A expectativa é que esses efeitos positivos se tornem ainda maiores com a extensão da novidade para a pós-graduação. A partir desta segunda-feira (21), concluintes de mestrado e doutorado podem acessar, gerar, arquivar e imprimir o documento exclusivamente pela internet, de onde estiverem e por quantas vezes quiserem. A mudança passa a valer para estudantes que concluíram recentemente os cursos de pós-graduação.

Isso significa que a obtenção do diploma está mais simples, dispensando a requisição da via impressa na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA). Tudo será feito on-line, em poucos minutos e em alguns cliques, a partir de computador, celular ou tablet, de casa ou qualquer outro lugar com acesso à internet. Com a celeridade proporcionada aos fluxos administrativos, o tempo de espera para receber o documento também será reduzido.

Decana de Pós-Graduação, Adalene Moreira tem perspectivas positivas quanto à ampliação da medida, sobretudo com os resultados já confirmados na graduação. “O processo simplifica e agiliza os trâmites dos formados nos cursos de mestrado e doutorado. Também favorece o acesso de qualquer local, bem como a geração deste documento de forma ágil, o que facilita a vida do nosso egresso”, observa.

COMO FAZER Os procedimentos para emissão são os mesmos da graduação. Após cumpridos os requisitos acadêmicos para aprovação no curso, o concluinte será informado por e-mail quando seu diploma digital estiver disponível. Para gerá-lo, basta acessar o site da UnB e clicar no ícone Diploma Digital, no campo Acesso Rápido, localizado na parte inferior da página. O usuário será redirecionado a uma plataforma de buscas e validação, desenvolvida pelo Centro de Informática (CPD). Em seguida, deve preencher o campo de buscas com seu CPF. Com isso, já será possível visualizar o diploma em PDF e imprimi-lo.

Os novos diplomas possuem certificação digital, definida no padrão da Infraestrutura de Chaves Brasileiras (ICP). A adoção da tecnologia contempla as novas regras para expedição e registro de diplomas, publicadas em portaria do Ministério da Educação (MEC). Segundo o coordenador de Sistemas Acadêmicos do CPD, Felipe Evangelista, isso confere autenticidade e mais segurança na emissão, evitando o risco de fraudes. “O documento tem que ser íntegro desde a emissão. Caso seja feita qualquer alteração, ele deixa de ser válido”, afirma.

A verificação da validade é feita com o uso de um código disponível no verso do diploma. Será gerado um arquivo em XML, para atestar a validade jurídica. Essa ferramenta poderá ser utilizada, por exemplo, caso algum empregador queira checar se o documento é legítimo. Confira abaixo o passo a passo para emissão do diploma digital.

Acompanhe a apresentação e saiba como gerar seu diploma. GIF: Igor Outeiral/Secom UnB

Outras dúvidas sobre os procedimentos para emissão podem ser sanadas em contato com o Serviço de Registro e Emissão de Diplomas e Certificados, pelo telefone 61 3107 0523 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

NA ERA DIGITAL  O diploma digital na pós-graduação é uma inovação concretizada pelo Programa Simplifica UnB, criado em 2016 para melhorar a gestão acadêmica e administrativa na instituição, desburocratizando e favorecendo a agilidade nos fluxos, com base em quesitos como eficácia, eficiência e efetividade. Desde então, outras importantes ações têm sido executadas para dinamizar e informatizar os processos da instituição.

A reitora Márcia Abrahão vislumbra no programa um passo decisivo para a modernização da Universidade. “As ações do Simplifica UnB vieram para colocar a Universidade de vez no século 21 e para destravar processos excessivamente burocráticos e centralizados que, infelizmente, ainda tomam muito do nosso tempo. Precisamos ser ágeis na prestação de serviços, e, com uso da tecnologia e redimensionamento de fluxos, podemos fazer isso”, defende.

Nesse sentido, ela considera a entrega dos diplomas em versão digital um avanço que aproxima a Universidade dos benefícios proporcionados pelas tecnologias da informação. “Hoje em dia resolvemos muitas coisas pelo celular. Era um contrassenso continuar obrigando as pessoas a virem à Universidade para pegar o diploma e outros tipos de declaração. Com a novidade, é possível ter acesso ao documento de forma muito mais rápida e segura, de qualquer lugar do mundo”, reforça a reitora.

Outra vantagem, já observada com a efetivação do formato na graduação, é o ganho de agilidade nos trâmites administrativos para disponibilização dos diplomas. A assinatura manual de cada um dos documentos era morosa, diferente da celeridade possibilitada pela assinatura digital. “Essa é uma questão de ser eficiente e eficaz. Conseguimos fazer muito mais diplomas, com menos recursos e menos tempo. Para a administração, com certeza é uma conquista”, destaca Isabelle Oliveira, chefe do Serviço de Registro e Emissão de Diplomas e Certificados da SAA.