GRADUAÇÃO

Secretaria do governo federal avalia promover edição do evento no Campus Darcy Ribeiro

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

 

Um conjunto de salas e auditório no Instituto Central de Ciências passa a abrigar as atividades da Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL/DEG) a partir desta quarta-feira (15), Dia do Professor. O espaço atende demanda para organizar de maneira mais adequada a unidade, designada a integrar cursos e orientar ações e projetos para a formação de docentes.

 

“Este é um espaço maravilhoso para o que precisamos fazer”, disse o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, na cerimônia de inauguração da sede da CIL. Criada em 2008, a coordenação tem entre suas missões a busca por diagnósticos das licenciaturas e a administração de editais para programas de formação de docentes como o Prodocência e o Pibid, ambos financiados pela Capes.

 

Mauro Rabelo enfatizou o papel da universidade para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE). Ele disse que as metas propostas são alvo de discussões permanentes na CIL. “A formação de professores é uma obsessão do Ministério da Educação e também da UnB”, disse a mais de 40 docentes, coordenadores de cursos e profissionais de educação que presenciaram a abertura. O decano também agradeceu o apoio da Prefeitura dos Campi pela preparação das instalações.

 

“Este não é um espaço do DEG. É um espaço para todas as licenciaturas. Usem e abusem”, recomendou o coordenador da CIL, Ricardo Gauche. Segundo ele, a conquista da sede é “resultado de esforço feito ao longo de muitos anos por docentes que se preocupam diariamente com a formação de professores, especialmente para a Educação Básica”. Além de Prodocência e Pibid, a nova estrutura vai abrigar iniciativas e programas como Parfor, Life e PNEM.

 

O novo espaço da CIL é composto por três salas de coordenações de programas, por sala de estudos, sala de reuniões, auditório para 42 pessoas, secretaria administrativa e espaço de vivência com copa e banheiros. As instalações ficam no ICC Centro, sobreloja, B1-402.

Ilustração: Júlia Seabra/UnB Agência

 

DEMANDA NACIONAL - A conquista da sede da CIL foi avaliada como a “materialização de um sonho” pelo coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Capes, Helder Eterno da Silveira. Ele ressaltou a necessidade do país de expandir e qualificar os quadros na educação. “A UnB tem esse compromisso da boa formação de professores”, disse.

 

Representante da Secretaria de Educação do Distrito Federal, a professora Christian Spindola afirmou que a estrutura “cumpre função social importante”. Ex-aluna da UnB, a agora responsável por coordenar o Ensino Médio no DF agradeceu os esforços institucionais para fortalecer o magistério e destacou o peso simbólico de a inauguração ser marcada para o Dia do Professor.

 

SERVIÇO:

 

Coordenação de Integração das Licenciaturas

 

CONTATO:

 

3107-6417 / 3107-6418 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

ICC Centro, sobreloja, B1-402

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.