RECONHECIMENTO

Avaliação considera qualidade do corpo docente, instalações físicas e organização didático-pedagógica do curso

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

O bacharelado em Ciências Sociais da Universidade de Brasília foi avaliado com o conceito cinco pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e agora figura entre os melhores cursos do país.

 

A menção máxima foi concedida em novembro, após a visita in loco de uma comissão do Inep, que avaliou a organização didático-pedagógica, a qualidade, produção acadêmica e atuação científica dos professores e a infraestrutura do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da própria UnB, como salas de aula, laboratórios e bibliotecas.

 

Na análise do coordenador de Graduação do Departamento de Sociologia do ICS, Sergio Tavolaro, a pluralidade intelectual dos professores, a atualidade da agenda de pesquisa e a integração entre as atividades em sala de aula e de pesquisa são os grandes diferenciais do curso.

 

“É um reconhecimento oficial de excelência. O Departamento de Sociologia, por exemplo, tem 28 professores no quadro efetivo, todos doutores. Nossos estudantes são formados com uma base sólida, calcada nos clássicos das Ciências Sociais, no pensamento contemporâneo e na Sociologia brasileira. Terão em mãos um diploma prestigioso e uma carreira promissora”, aponta o professor.

 

Tavolaro ainda ressalta que o novo prédio do ICS, inaugurado oficialmente no último mês, significou um ganho expressivo para infraestrutura do curso, atendendo melhor às demandas do corpo discente, dos docentes e dos servidores técnico-administrativos.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

INGRESSO – O Instituto de Ciências Sociais da UnB é composto pelos departamentos de Sociologia, de Antropologia e pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (Ceppac). O curso de Ciências Sociais foi criado em 1969, e credenciado pelo Ministério da Educação desde 1972.

 

Atualmente, os estudantes de graduação ingressam no ICS por meio de processo seletivo para o curso de Ciências Sociais. A escolha por uma das quatro habilitações oferecidas – bacharelado em Ciências Sociais, em Sociologia ou em Antropologia e licenciatura em Ciências Sociais – só é feita no quarto semestre.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.