SELEÇÃO

Vestibular tradicional será realizado apenas uma vez por ano. PAS permanece inalterado

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UnB) decidiu, em reunião nesta quinta-feira (11), utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como uma das formas de ingresso da Universidade de Brasília. A admissão para o primeiro semestre letivo passa a ser feita por meio do Sisu e pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS), que dividem em números iguais as vagas ofertadas. O vestibular tradicional permanece como instrumento de seleção para o acesso à graduação no meio do ano. A decisão foi aprovada por 32 dos 40 conselheiros presentes no Cepe. Houve ainda seis votos contrários e duas abstenções.

Foto: Emília Silberstein/UnB Agência

 

No entendimento do decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, as mudanças aprovadas democratizam e ampliam o acesso à universidade, fortalecem as avaliações processuais defendidas por educadores e reduzem o número de provas realizadas por alunos que cursam o terceiro ano do Ensino Médio. “A extinção do vestibular do início do ano vai diminuir a quantidade excessiva de testes”, diz Mauro, ao lembrar que muitos estudantes, além do vestibular, dedicam-se a provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que abastece o Sisu, e do PAS.

 

O decano entende que a decisão do Cepe não deve provocar mudanças substanciais no fluxo de estudantes de fora do Distrito Federal. “O fato de o Enem ser um exame realizado em todo o país facilita a mobilidade, mas não altera significativamente o número de estudantes de fora”, diz. A opinião de Mauro Rabelo é embasada em dados de gestores de universidades federais como a do Ceará (UFC), a mais procurada pelos inscritos no sistema, em que não houve aumento na migração de estudantes.

 

A proposta de adesão ao Sisu havia sido apresentada aos institutos e faculdades da UnB já no ano passado, antes mesmo de ser apreciada em conselho superior. O Decanato de Ensino de Graduação obteve 83% de respostas positivas ao uso do sistema, que é gerido pelo Ministério da Educação. Em 2013, o Sisu registrou mais de 1,9 milhão de inscritos para disputar 129 mil vagas em 95 instituições.

 

Ilustração: Ana Rita Grilo/UnB Agência

 

O 2° vestibular de 2013 está com inscrições abertas e segue inalterado. A utilização do Sisu começa a valer para a primeira seleção de 2014.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.