ADMISSÃO

Calouros convocados em primeira chamada devem fazer registro acadêmico nos dias 26 e 27 de janeiro

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Foi divulgado, nesta terça-feira (6), o resultado da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). A lista com o nome dos 1.988 aprovados está disponível no site do Cespe, na ala norte do Instituto Central de Ciências (ICC) e em frente ao Teatro de Arena.

Os novos alunos da universidade foram recebidos pelos seus veteranos para a comemoração do resultado no Teatro de Arena.

Matheus Freitas, de 18 anos, passou para o curso de Relações Internacionais e conta que as expectativas para entrar na UnB são as melhores. “Estudei muito para estar aqui e estou muito feliz por esse dia ter chegado, espero que eu goste muito do curso”, comemora.

“Ainda não estou acreditando”, afirma a caloura de Engenharia de Produção, Marília Maia. “É melhor sensação do mundo, sempre esperei por isso”, diz Marco Aurélio Fonseca, aprovado para Comunicação Social.

Neste ano, a primeira chamada do PAS foi divulgada com antecedência para não coincidir com as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Antecipamos a publicação do PAS para que os aprovados não tenham preocupação com o Sisu. Assim, pretendemos reduzir a abstenção na primeira chamada”, explica o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo.

O decano acompanhou a comemoração dos calouros ao lado do reitor da UnB, Ivan Camargo, no ICC Norte. “É a maior festa da universidade, é a renovação. Fiquei muito feliz de ver a turma da Elétrica e os novos alunos de todas as áreas”, afirma o reitor.

“Os resultados mostram que o aluno que ingressa pelo PAS é o estudante da regularidade, da disciplina, que foi bem no primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio. Esse aluno continua indo muito bem na UnB. Precisamos dessas características: disciplina e regularidade”, completa.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

O PROGRAMA - A terceira etapa do PAS contou com mais de 11 mil inscritos, que concorreram a mais de 2 mil vagas ofertadas em 97 cursos de graduação, distribuídos entre os quatro campi – Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Do total de vagas, 1.141 foram destinadas ao Sistema Universal, 833 ao Sistema de Cotas para Escolas Públicas e 132 ao Sistema de Cotas para Negros.

REGISTRO ACADÊMICO - Os aprovados devem fazer o registro acadêmico nos dias 26 e 27 de janeiro, nos postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da UnB.

O candidato deverá apresentar os dois questionários descritos na Agenda do Calouro e, ainda, cópia autenticada dos seguintes documentos: carteira de identidade, certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio, título de eleitor, CPF e certificado de reservista para candidatos do sexo masculino.

Aqueles que foram selecionados para cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica precisam apresentar, ainda, o certificado ao curso para o qual foi selecionado, dentro do período de validade, emitido pelo Cespe.

Mais informações sobre documentação e os locais dos postos avançados da SAA podem ser conferidos aqui.

A segunda chamada do PAS tem divulgação prevista para o dia 2 de fevereiro.