MÉRITO

Graduação da FCI é premiada pela excelência no processo de formação de museólogos

Foto: Isa Lima/UnB Agência

O curso de Museologia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI/UnB) conquistou a Medalha de Mérito Museológico no final de novembro, durante o 6º Fórum Nacional de Museus, realizado em Belém (PA).

O prêmio é concedido pelo Conselho Federal de Museologia (COFEM) a cada dois anos a personalidades e instituições de destaque no processo de formação de museólogos no Brasil. Na 6ª edição do fórum, foram entregues nove medalhas, sendo três para museus; três para personalidades e as demais para os cursos superiores que promovem excelência em formação. Além da UnB, conquistaram a medalha de curso superior a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A professora da UnB Deborah Santos representou a universidade e recebeu a homenagem do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Angelo Oswaldo. Além dela, estavam presentes as docentes Andrea Considera, Elizângela Carrijo, Marijara Queiroz, Luciana Portela e Celina Kuniyoshi, criadora do curso na Universidade de Brasília.

“O prêmio é uma honra. É o reconhecimento do nosso trabalho que tem sido bem avaliado”, afirma Silmara Kuster, ex-coordenadora do curso. “Trabalhamos muito desde o início em várias frentes e esse prêmio é resultado dos esforços de todos os professores desde a concepção do curso”.

No Centro-Oeste, há somente duas universidades que possuem graduação em Museologia (UnB e Universidade Federal de Goiás - UFG). “Às vezes as pessoas não têm a dimensão da relevância de um curso de museologia no Centro-Oeste”, avalia Ana Lúcia Abreu, atual coordenadora. “É importante, porque os museus sempre foram concentrados no Rio de Janeiro e na Bahia, entre outros lugares”.

O CURSO – Existem hoje 15 cursos de Museologia no país. Na Universidade de Brasília, a graduação foi criada no final de 2008. A primeira turma foi formada no segundo semestre de 2009.

A estrutura curricular do curso na UnB é dividida em quatro eixos: Teoria e prática museológica; Museologia e informação; Museologia e patrimônio cultural e Preservação e conservação de bens culturais.

Segundo a professora Celina, a atuação profissional de um museólogo é abrangente. “Pode-se trabalhar em quase todas as áreas de patrimônio cultural”, afirma. O museólogo pode exercer atividades em museus, centros culturais, institutos de pesquisa, centros de documentação e informação, galerias de arte, arquivos, bibliotecas, sítios arqueológicos, parques, centros comunitários, universidades e escolas.

“O curso de Museologia está sempre à frente. Nós não ficamos no âmbito só da reflexão teórica, fazemos também a execução prática”, explica a professora Silmara. “É a relação da universidade com a sociedade, que é muito importante; se não houver isso, o curso não tem sentido”, completa.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.