A Faculdade UnB Gama promove neste fim de semana o concurso Rei da Derivada. Trata-se de uma competição entre 200 estudantes de Engenharia que terão de resolver cálculos de funções. A derivada serve para calcular a inclinação da reta tangente a uma curva. Pode ser aplicada em vários setores, para calcular desde a trajetória de um satélite até o custo mínimo e o lucro máximo de uma empresa.
A competição foi criada pelo professor Ricardo Fragelli como uma forma de despertar o interesse dos alunos. "Se o professor resolve um problema no quadro negro, muitos alunos acabam não prestando atenção", explica Ricardo. "Mas se eles mesmo resolvem, todos prestam atenção, e eu posso usar os erros na minha estratégia pedagógica".
A cada etapa da competição, os estudantes trocam as duplas, e vão se classificando pela pontuação alcançada. Quando sobrarem quatro, eles resolvem o problema individualmente. O que acumular mais pontos será coroado Rei da Derivada.
A taxa de inscrição cobrada foi 10 quilos de alimentos. As duas toneladas arrecadadas serão doadas às vítimas das enchentes da região serrana do Rio de Janeiro.
A competição começa nesta sexta-feira, no campus do Gama, que funciona no antigo fórum da cidade. No sábado, o concurso continua na sede do Sesc-Gama.
Saiba mais no site www.reidaderivada.com