consuni

Em reunião nesta sexta-feira, o Consuni também renovou contrato com a Fundação de Pesquisa do HUB

O Conselho Universitário (Consuni) aprovou o recredenciamento da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Hospital Universitário de Brasília (Fahub) para 2013. O órgão máximo da UnB se reuniu na tarde desta sexta-feira, no Auditório da Reitoria.

Além do recredenciamento, o Consuni também referendou a prestação de contas da Finatec referente ao ano passado. Em 2012, a fundação administrou R$ 12,7 milhões. A maior parte desses recursos foi executada pelo Instituto de Geologia (R$ 6,4 milhões) e pela Faculdade de Tecnologia (R$ 2,1 milhões), como explicou o relator do processo, o professor da Faculdade de Comunicação David Renault.

Alguns conselheiros protestaram contra a renovação do contrato com a Finatec. Fábio Borges, representante da Associação dos Alunos de Pós-graduação, afirmou que a UnB deveria ser capaz de exercer o papel da Finatec. “É preciso assumir o problema, mudar a legislação e fazer uma reforma universitário de verdade”, disse Fábio. Ele criticou o fato da fundação receber apoio financeiro de empresas privadas. “A Vale do Rio do Doce, por exemplo, é ligada a casos de trabalho escravo. Não deveríamos utilizar dinheiro destas instituições.”

Muitos professores apoiaram a fundação e elogiaram o trabalho que tem sido feito pela atual diretoria. O reitor Ivan Camargo lembrou que o Consuni tem discutido a situação da Finatec há cinco anos. “A Finatec está funcionando dentro das regras propostas por este Conselho”, disse Ivan. “E queria lembrá-los que as pessoas a frente dela são muito competentes e foram escolhidas aqui”.

Na reunião do Consuni também foi aprovado a concessão do título de Professora Emérita para Kumiko Mizuta. Kumiko entrou para o quadro de docentes da Universidade em 1969. Mesmo após se aposentar do Instituto de Biologia em 1992, a professora continuou participando das atividades de ensino, pesquisa e extensão na UnB.