CELEBRAÇÃO

Comunidade da FT comemora bodas de prata do programa. Professores lançam e-book contando a trajetória do curso nota 6 pela Capes

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

O Programa de Pós-graduação em Geotecnia, da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT/UnB), completou 25 anos na última sexta-feira (12). A celebração ocorreu à noite, no auditório Roberto Salmeron no prédio da FT. Cerca de uma centena de convidados participaram da atividade, que incluiu o lançamento de um e-book comemorativo.

Presentes na cerimônia, a vice-reitora da instituição, Sônia Báo, e o decano de Pesquisa e Pós-graduação, Jaime Santana, destacaram os prestígios alcançados pelo programa acadêmico, que é nota 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde 1996, em todas as avaliações realizadas.

“Um programa de pós-graduação se faz com muito suor, planejamento, cuidado e carinho, e o curso de Geotecnia é um curso exemplar, uma referência para toda a universidade”, garantiu Santana. “Eu tenho certeza que o curso de Geotecnia tem um terreno fértil para continuar se consolidando e produzindo, porque começou de uma forma muito bem direcionada e conduzida”, afirmou Sônia.

LANÇAMENTO – Pioneiro na implantação do programa de pós-graduação da FT, o professor Ennio Marques Palmeira apresentou à plateia a mais nova publicação do curso de Geotecnia. O e-book comemorativo 25 anos de Geotecnia traz fotos memoráveis e conta trechos importantes da trajetória do curso, implantado em 1989.

Professor Ennio Marques Palmeira. Foto: Mariana Costa/UnB Agência

“Devo o lugar em que estou e o trabalho que faço com muito amor ao curso de Geotecnia”, destaca Maria das Graças Gardoni. Ela entrou para o programa de pós-graduação em 1993, fez mestrado e doutorado em Geotecnia e hoje é professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aluno da 2ª turma do curso, o engenheiro Rogério Menescal se emocionou ao lembrar os anos em que estudou na UnB. “Era uma área nova no Brasil e apostei na UnB. Eles me receberam como uma família. Foi uma escolha que cada vez mais tenho convicção que foi a mais acertada”, conta o superintendente de Desenvolvimento, Desempenho e Sustentabilidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).