PÓS-GRADUAÇÃO

Outros dez programas receberam nota 6, a segunda mais alta, e estão entre os melhores do Brasil

Os cursos de pós-graduação em Antropologia Social e em Matemática da Universidade de Brasília despontam entre os melhores do país. Os programas dessas áreas alcançaram nota 7, a maior possível, em avaliação trienal (2010-2012) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Divulgado na terça-feira (10), o resultado da avaliação também aponta dez programas da UnB com média 6 no período. São eles: Biologia Molecular, Desenvolvimento Sustentável, Direito, Ecologia, Economia, Geologia, Geotecnia, Política Social, Relações Internacionais e Sociologia.

“Os resultados foram excelentes e reforçam a posição da UnB entre as melhores universidades do país”, avalia o decano de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, Cristiano Melo. Ele ressalta que 15 programas da UnB melhoraram na avaliação. “Temos buscado aproximação constante com as coordenações de pós para conseguirmos desempenhos satisfatórios”, diz. “Precisamos continuar progredindo para que programas e pesquisas tenham mais acesso a recursos das agências de fomento”, complementa. Confira aqui a lista completa da avaliação da Capes.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Carla Teixeira, o desempenho na avaliação é resultado de trabalho que já dura quatro décadas. “Colhemos frutos do acúmulo de experiências de gerações que, há mais de 40 anos, dedicam-se ao programa”, afirma. Ela também atribui a nota 7 à capacidade de selecionar bons alunos, inclusive estrangeiros, e ao apoio das agências de fomento.

O Departamento de Matemática publicou texto sobre a nota atribuída pela Capes. “É o resultado de um longo, árduo e contínuo trabalho iniciado em 1962”, diz trecho do material que ressalta a “coragem” dos professores pioneiros. Segundo a publicação, o departamento tem se “fortalecido com a chegada de novos professores/colaboradores que conduziram este programa ao reconhecimento da sua excelência”.

Ilustração: Reinaldo Dimon/UnB Agência

NOTAS – Segundo a Capes, programas com conceitos 6 e 7 estão em alto padrão internacional. A nota 5 é a máxima para programas que não contam com doutorado. O conceito 4 é considerado bom, e o 3 representa desempenho regular. Notas 1 e 2 descredenciam os programas.

Além dos programas da universidade que subiram nos conceitos da Capes, outros 69 foram avaliados. A maioria, 46, manteve a nota da avaliação anterior divulgada em 2010. Quatro tiveram pior desempenho, e 19 são novos. “Analisaremos com os coordenadores dos programas de pós-graduação a possibilidade de recorrer em áreas em que houve perda de desempenho”, diz Cristiano Melo. O prazo para recursos encerra em janeiro.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.