EDUCAÇÃO

Gestão da chapa de Nara Maria Pimentel será de dois anos. Meta é fortalecer o acesso ao ensino superior por meio da Universidade Aberta do Brasil

A professora da Faculdade de Educação e diretora de Ensino de Graduação a Distância da UnB Nara Maria Pimentel assumiu a presidência do Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil no mês de julho.

A entidade representa os educadores e gestores do sistema que auxilia na ampliação e interiorização da oferta de cursos de especialização, licenciaturas, bacharelados e tecnólogos a distância.

Compõem a chapa, na vice-presidência, as professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), e Eronilma Barbosa da Silva, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

À frente de uma gestão de dois anos, Nara Pimentel afirma que uma das metas é ampliar o acesso à formação docente no âmbito das mais de 90 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas para favorecer a integração das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) no ensino presencial e a distância.

As prioridades serão o fortalecimento dos profissionais da educação básica, a inserção do sistema UAB na agenda política do governo e a manutenção financeira do sistema.

UAB – Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas e oferece cursos de nível superior por meio da educação a distância. Mais de 180 mil estudantes participam da formação inicial e continuada dessa modalidade de ensino.

Os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Atualmente, o sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

Por meio do sistema UAB são ofertados os seis mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; e os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória).

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.