PSICOLOGIA

Pesquisadores do Canadá e de Portugal participam de encontro que marca uma década da especialização em Psicologia Clínica e Cultura da UnB

Foto: Júlio Minasi / Secom UnB

Os dez anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília foram celebrados na sétima jornada que leva o mesmo nome da especialização e que reuniu convidados internacionais, docentes e discentes da UnB. No encontro, palestras e mesas-redondas possibilitaram o diálogo de temas interdisciplinares que perpassam por áreas como Psicologia, Filosofia, Sociologia e Antropologia.

A palestra de abertura foi da filósofa Florinda Martins, professora emérita da Universidade Católica do Porto (Portugal), que tratou sobre a Fenomenologia da Vida na abordagem do filósofo Michel Henry. A docente é coordenadora científica dos Projetos de Investigação Internacional em Rede cujo objetivo é dar continuidade à recepção da obra de Henry na área de Ciências da Saúde. Sua vinda ao Brasil marcou o estreitamento nas relações com a UnB e com outras universidades brasileiras para ampliar estudos sobre o filósofo no país.

“Conseguimos colocar em andamento o processo para elaborar um protocolo interdisciplinar com uma linha de investigação específica para as universidades brasileiras. Isso será coordenado pela professora Izabel Tafuri em parceria com institutos de Psicologia de outras universidades do país. Isso já supera minhas expectativas”, diz Martins sobre sua participação na jornada.

Florinda Martins (à esquerda), em sua primeira visita à UnB, junto à professora Izabel Tafuri. Foto: Júlio Minasi / Secom UnB

Izabel Tafuri, professora na especialização em Psicologia Clínica e Cultura da UnB, ressalta a importância dessas parcerias. “Com programas de rede de pesquisas internacionais, os alunos da graduação, pós-graduação e extensão poderão participar como pesquisadores e isso será muito útil para a formação acadêmica deles e também para a formação clínica, por ser um campo de investigação interdisciplinar”, salienta Tafuri.

Outro convidado para a jornada foi Jacques Rhéaume, professor emérito na Université de Québec à Montréal (Canadá). Sob o tema Psicossociologia Clínica, Rhéaume trouxe para a área a contribuição da Sociologia e da Antropologia, abordando métodos que levam em consideração um contexto social, cultural e histórico mais amplo.

Além das palestras, duas mesas-redondas reuniram professores e alunos para compartilhar suas vivências durante a especialização no país ou no exterior. A primeira, conduzida por Isabela Machado, tratou sobre Pós-Doutoramento. A outra, organizada por Áderson Luiz Costa Júnior, abordou a Experiência dos Alunos na Pós-Graduação

“A natureza do departamento é na filosofia multiprofissional. Temos professores com diferentes formações e alunos que não são psicólogos, como médicos, enfermeiros, cirurgiões dentista. Então, esse tipo de atividade dá oportunidade para que pessoas com outras formações venham discutir intervenções clínicas e permite que a gente dê acesso a conhecimentos da Psicologia que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida, tornar as pessoas mais satisfeitas e felizes”, enfatizou Costa Júnior.

Inês Gandolfo, coordenadora do programa de pós-graduação. Foto: Júlio Minasi / Secom UnB
Inês Gandolfo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação. Foto: Júlio Minasi / Secom UnB

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação, Inês Gandolfo, falou sobre a importância da jornada para divulgar e prestigiar o trabalho que tem sido realizado no instituto e também para que tornar conhecido o que está sendo feito por pesquisadores estrangeiros de instituições com as quais o programa tem parceria. "Apesar de existir apenas há dez anos, nosso programa já é um dos mais bem conceituados no Brasil, temos nota cinco pela avaliação do Capes e temos grandes ambições de no futuro sermos nota seis ou sete. Uma das iniciativas que temos adotado nessa perspectiva é de estar internacionalizando o curso e com essa jornada estamos consolidando pontes com parceiros internacionais", afirmou Gandolfo.

O evento, realizado no auditório Pompeu de Sousa da Faculdade de Comunicação na sexta-feira (23), foi encerrado com uma sessão de lançamento de livros de autoria dos docentes do Instituto de Psicologia e dos palestrantes convidados.

SOBRE –Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica é constituído pelos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico e doutorado). Os outros três programas do Instituto de Psicologia são em Ciências do Comportamento; Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde; e Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Mais informações podem ser consultadas no site do instituto.