28 DE OUTUBRO

Em mensagem no dia do Servidor Público, Márcia Abrahão e Enrique Huelva destacam compromisso de docentes e técnicos administrativos com a Universidade e a sociedade

Queridas(os) colegas servidoras(es),

A Universidade de Brasília é uma das melhores instituições de ensino superior do país, com crescente avanço em rankings e avaliações. Na semana passada, por exemplo, recebemos o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Dos 28 cursos avaliados, 27 receberam notas 4 e 5, consideradas de excelência.

A melhoria da qualidade acadêmica só é possível porque há uma rede de servidores públicos verdadeiramente comprometidos com a missão institucional da UnB. Nossos 2.610 professores e 3.195 técnicos se envolvem cotidianamente em atividades diversas, movendo as engrenagens de nossa instituição e garantindo a formação de profissionais para o mercado de trabalho e para a carreira acadêmica.

Essa dedicação ficou ainda mais evidenciada durante a pandemia, quando todos precisamos nos reinventar para lidar com desafios inéditos. Os servidores da UnB demonstraram, mais uma vez, compromisso com a Universidade e com a sociedade brasileira. Fizeram acontecer lives, oficinas de formação, aulas virtuais, matrículas, bancas de graduação, mestrado e doutorado. Possibilitaram, enfim, que a UnB continuasse a fazer ensino, pesquisa e extensão de maneira exemplar.

Devemos sempre valorizar e defender nossos servidores. Nos últimos quatro anos, a flexibilização da jornada de trabalho foi ampliada (dentro da lei). O número de mestrados profissionais passou de um para quatro. Com o Ouro da Casa, a UnB passou a homenagear servidores com 40 anos ou mais de carreira. Para docentes, houve o lançamento de editais de apoio à publicação de artigos e livros e à participação em eventos científicos, além de ações para ampliar a internacionalização da Universidade.

Neste 28 de outubro, saudamos as(os) colegas, que tanto se esforçam para fazer a UnB cada dia mais grandiosa e relevante. Reiteramos nosso compromisso com a constante valorização do serviço público e com a formação continuada dos profissionais. Seguiremos ampliando as possibilidades de formação e as ações em saúde e qualidade de vida.

Parabéns!

Márcia Abrahão Moura