INTERCÂMBIO

Entre 22 e 24 de agosto, público poderá visitar mais de 30 estandes e participar de mesas-redondas com especialistas que discutirão as políticas e possibilidades para essa área

Na próxima semana, a Universidade de Brasília vai “respirar” internacionalização. Entre os dias 22 e 24 de agosto, será realizado o 1º Fórum e Feira de Internacionalização da instituição, com programação acadêmica e cultural. Para a discussão de políticas nessa área, serão realizadas oito mesas-redondas, com especialistas de diversas universidades e organizações. Também haverá uma feira, na entrada do ICC Sul, das 9h às 17h, com mais de 30 estandes de instituições promotoras da internacionalização na educação e com atividades culturais, abertas a todos. O evento é gratuito.


“Será uma oportunidade para intensa troca de experiências. Grupos já integrados em redes internacionais irão compartilhar boas práticas, de forma que outros interessados se tornem partícipes desse conhecimento”, comenta o vice-reitor Enrique Huelva. O gestor convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar a iniciativa e garante que a proposta é abrir o leque para internacionalizar não apenas a pesquisa no âmbito da pós-graduação, mas também o ensino e a extensão na graduação.

 

PROGRAMAÇÃO – Durante os três dias de evento, a entrada sul do ICC abrigará estandes de embaixadas, instituições de fomento e organismos internacionais atuantes com mobilidade e parcerias acadêmicas. O fórum será realizado nos anfiteatros 9 e 10, também no ICC, com palestras e mesas-redondas que trazem ao debate temas como políticas e estratégias de internacionalização acadêmica, políticas linguísticas, redes nacionais e internacionais e boas práticas de cooperação internacional.

Durante a Semana da África, em maio último, RU serviu cardápio temático. Iniciativa se repetirá durante 1º Fórum e Feira de Internacionalização. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

 

Entre os nomes para as conferências plenárias, já estão confirmados Heitor Gurgulino de Souza, ex-reitor da Universidade ONU, Rainer Enrique Hamel, da Universidad Autónoma Metropolitana Ciudad de México, e Claudia Gintersdorfer, chefe de Delegação Adjunta da União Europeia no Brasil.

 

A programação cultural conta, ainda, com exposições, exibição de filme, apresentação de dança e outras atividades artísticas. No Restaurante Universitário, cada dia a culinária será inspirada em um país: na terça (22), Japão; na quarta (23), Colômbia e, na quinta (24), França. Haverá também a exibição de vídeos produzidos pela UnBTV sobre a experiência de intercâmbio de estudantes estrangeiros recebidos pela UnB e de acadêmicos da Universidade que foram para o exterior.

 

EXPERIÊNCIA – Aluna do último semestre de Jornalismo, Bruna Rocha cursou um semestre em Waterford Institute of Technology, na Irlanda. A experiência foi possível por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico em Universidades Estrangeiras Conveniadas à UnB, coordenado pela Assessoria de Assuntos Internacionais (INT). Agora, seu depoimento será exibido durante o evento de internacionalização com o objetivo de incentivar outros estudantes.

 

"Conheci pessoas do mundo todo e acabei aprendendo muito sobre vários países, mesmo sem ter visitado esses lugares. É uma experiência única", conta Bruna. Ela avalia que as atividades do fórum e da feira serão muito importantes para que os alunos conheçam as várias oportunidades existentes para estudar no exterior, inclusive de programas que ofertam bolsas.

Professor Jerome Depeyrot ao lado da máquina de espalhamento de raio X, que investiga a estrutura de nanomateriais magnéticos. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Entre os docentes, as experiências de internacionalização também são ricas e diversas. O professor Jerome Depeyrot, do Núcleo de Física Experimental, é um exemplo de como as parcerias trazem benefícios para a instituição e para os estudantes. Os alunos de doutorado do núceo saem da instituição diplomados pela UnB e pela Université Pierre et Marie Curie, do grupo Sorbone Universités. "Para conseguir isso, eles escrevem somente uma defesa e apresentam para uma banca mista, com professores daqui e de lá", explica. "A experiência nos propiciou a formação de muito conhecimento científico e a formação internacional de estudantes."


>> Confira a programação do  Fórum e Feira de Internacionalização da Universidade de Brasília

 

A Quimera Consultoria, única Empresa Júnior de Letras da Universidade de Brasília, foi convidada a integrar a comissão organizadora do evento. Com 26 estudantes, do terceiro ao nono semestre de curso, será responsável pelos serviços de recepção multilíngue e gerenciamento no ICC sul e nos dois anfiteatros onde haverá atividades. "Em cada frente haverá pelo menos uma pessoa apta a ajudar em cada idioma (inglês, espanhol e francês). Nós também ficaremos responsáveis em dar suporte na apresentação técnica do evento e no credenciamento de palestrantes e convidados", afirma Heloísa de Lima Antunes, aluna do quinto semestre de Tradução - Inglês que atua na Diretoria de Relações Institucionais da Quimera.


SOBRE O EVENTO – Realizado pela Assessoria de Assuntos Internacionais, em parceria com a administração superior e outros órgãos, o 1º Fórum e Feira de Internacionalização integra os esforços da Universidade em prol da internacionalização acadêmica. “A UnB entende que a experiência internacional agrega tanto na formação acadêmica, quanto na cultural. Será uma oportunidade de ter contato direto com representantes de embaixadas e de outras instituições que promovem mobilidade e parcerias internacionais”, destaca Leonardo Souza, assistente de direção da INT.


Matéria editada em 21/8 para acréscimo de informações

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.