A Universidade de Brasília assinou nesta semana memorando de entendimento com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) para realização de ações de cooperação e de intercâmbio acadêmico, científico e cultural.
Entre as iniciativas, estão previstos cursos, seminários e estágios para estudantes de graduação e de pós, concessão de bolsas de estudos e permuta de recursos educacionais e de material bibliográfico.
“A assinatura deste acordo é mais uma ação que busca ampliar a internacionalização na UnB. E, no caso da Flacso, o fazemos com um olhar voltado para os nossos parceiros da América Latina”, disse a reitora Márcia Abrahão. A relação da UnB com a Flacso é antiga, mas há pelo menos cinco anos não existia nenhum documento formalizando as atividades.
A diretora da Flacso Brasil, Salete Valesan, lembrou que a assinatura do memorando fortalece ações conjuntas que vêm sendo realizadas há alguns meses. Uma delas é o Programa Intercultural de Extensão, que prevê a formação de lideranças em uma rede de cooperação Sul-Sul.
“Já temos várias ações no âmbito do programa, mas o acordo assinado agora fortalece a continuidade das atividades”, afirmou Salete. “Queremos fazer muitas coisas mais. Uma delas é trazer para a UnB o acervo da Biblioteca de Ciências Sociais da América Latina, que, atualmente, está no Rio de Janeiro”, adiantou.