UnB Futuro

Professor da Universidade Livre de Berlim, Christoph Wulf ministrou palestra no auditório da Reitoria

Foto: Julio Minasi/UnB Agência

 

Na sétima sessão pública da Comissão UnB.Futuro, o professor Christoph Wulf, da Universidade Livre de Berlim, falou sobre as perspectivas da educação e da Antropologia no mundo globalizado. A palestra foi nesta sexta-feira (11) no auditório da Reitoria.

 

“Educação e Antropologia fazem parte das raízes da própria Universidade de Brasília na figura de seus criadores, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro”, lembra a professora da Faculdade de Educação Wivian Weller, antes do início da conferência.

 

As pesquisas de Wulf mostram que o foco da Antropologia não se concentra mais no homem ocidental e nas imagens europeias de humanidade. Outras culturas podem se manifestar a partir de suas perspectivas. Com a vida mais complexa, portanto, essa ciência busca relativizar visões sem cair na arbitrariedade.

 

“Neste século, a Antropologia tem buscado conhecer as várias dimensões do ser humano no mundo globalizado. Para isso, lida ao mesmo tempo com aspectos universais e particulares", pondera Wulf. O desafio é aprender a viver na diversidade. “Somos todos seres humanos, mas precisamos aprender a lidar com as diferenças”, disse. “É preciso reconhecer o outro, mesmo sem compreendê-lo completamente. A não aceitação gera violência”, alerta o pesquisador.

Christoph Wulf aborda as perspectivas da educação no mundo globalizado. Foto: Julio Minasi/UnB Agência

 

PARADIGMAS – Na busca por entender quem somos, Wulf cita cinco pontos de estudo da Antropologia nos dias de hoje, que vão de aspectos gerais - evolução humana e sua diferenciação dos animais, por exemplo - a específicos, como rituais de troca e convívio social em um mundo multicultural e complexo. O professor também destaca o papel da mulher. “Mais da metade da população é do sexo feminino”, lembra.

 

O estudioso fala ainda sobre festividades, repetição de histórias na formação da identidade cultural dos povos e o poder da mimese no processo de aprendizagem.

 

Para superar desafios, ele recomenda abertura. “É preciso questionar sempre e valorizar o conhecimento adquirido no fazer cotidiano”, acredita. “Precisamos do outro para nos desenvolver. Nosso conceito de cultura precisa ser aberto e dinâmico”, conclui.

 

UnB.FUTURO – Criada para se pensar a universidade contemporânea, a Comissão UnB.Futuro é uma iniciativa do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação em parceria com o Núcleo do Futuro (n.Futuros/CEAM). As sessões são abertas a toda a comunidade acadêmica. Nesta sessão, estiveram presentes o reitor Ivan Camargo e o coordenador da comissão, Isaac Roitman.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.