INTERNACIONAL

Instituições irão assinar memorando de entendimento que abrirá portas para futuras parcerias

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

A Universidade de Antuérpia, localizada na Bélgica, e a Universidade de Brasília (UnB) pretendem estreitar os laços. Na última sexta-feira (17), o vice-reitor Johan Meeusen realizou uma visita ao reitor da UnB, Ivan Camargo, com o desejo de que os professores e pesquisadores das duas instituições se conheçam melhor e abram espaço para o desenvolvimento de futuras parcerias.

"O mais importante agora é que eles possam se conhecer, saber sobre suas expertises, trocar informações. Esperamos que futuramente isso ajude a expandir as possibilidades de pesquisa, pois a maioria desses grandes projetos acontece em colaboração entre pesquisadores de diferentes universidades", afirmou Johan Meeusen.

O reitor Ivan Camargo lembrou que já houve um encontro anterior com o reitor da Universidade de Antuérpia, e que a parceria com a Bélgica é muito forte. "A Bélgica tem um papel estratégico na Europa que nos interessa muito e nós, em Brasília, temos um papel estratégico no Brasil que interessa a eles. Então, tentar fazer essa ponte entre os professores e os grupos de pesquisa é muito importante para nós e para nossos estudantes", avalia.

As duas instituições assinarão um memorando de entendimento, espécie de acordo que permite o surgimento e o desenvolvimento de diversos projetos em comum no futuro.

"Com certeza o reitor de lá e eu temos todo o interesse de fazer esse convênio", disse Camargo. "O mais difícil é essa aproximação, é colocar os professores deles junto com nossos, saber o que está sendo feito, ver se há parcerias possíveis. Se esse contato acontecer, em seguida, virão os contatos entre os estudantes daqui e de lá. E isso faz com que a pesquisa cresça e que a nossa universidade se internacionalize."

A Universidade de Antuérpia tem 21 mil alunos e é a terceira maior de Flandres. Possui 13% de estudantes internacionais vindos de todo o mundo e 17% de professores estrangeiros. A instituição vem desenvolvendo ações com foco na aproximação com países da América Latina.

No caso do Brasil, criou uma página em português para estimular alunos e pesquisadores de universidades brasileiras a procurar possibilidades de participar em atividades de cooperação oferecidas tanto no Brasil como em Flandres.

Até o momento, a Universidade de Antuérpia tem convênios com Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

BÉLGICA NO BRASIL – Em 18 de novembro de 2014, conferências, seminários, apresentações culturais e workshops gastronômicos marcaram o evento Bélgica no Brasil, realizado no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. A atividade – que foi uma iniciativa da embaixada da Bélgica em Brasília no período de comemorações da Festa do Rei, típica da cultura belga – celebrou a relação entre o Brasil e o país europeu.

Em abril deste ano, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB) recebeu o vice-reitor da Universidade Livre de Bruxelas (VUB), Jan Cornelis, e o embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, para uma conversa sobre inovação tecnológica e transferência de tecnologia.