POTENCIAL

Intenção do projeto é capacitar e abrir portas para o recente mercado de fontes alternativas no país

Foto: Alex Lang

 

Ilimitada e sem agredir o meio ambiente, a geração de energia solar está se tornando cada vez mais viável no Brasil. A utilização desse tipo de energia já representa mais de 1% da matriz elétrica, segundo informações do Balanço Energético Nacional. E tende a crescer.

 

Para discutir esse cenário, a Faculdade de Tecnologia (FT), em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), realizará a 1ª Escola Internacional de Energia Solar.

 

O evento acontecerá no auditório Roberto Salmeron da FT entre 23 e 26 de fevereiro de 2015. A iniciativa pretende explorar as questões tecnológicas de conversão de energia solar, no âmbito da energia fotovoltaica e de sistemas térmicos, incluindo também a disponibilidade de recursos solares ao nível do solo.

 

Poderão participar alunos de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores e profissionais do setor. Serão oferecidas 250 vagas. Para se inscrever, é preciso realizar cadastro no site.

 

O docente Mario Siqueira, um dos organizadores, destaca a importância de analisar o caminho de profissionais que seguem esta carreira no país. “No momento em que o governo sinaliza que os rumos da geração de energia passam por crescimento da energia solar, haverá demanda por recursos humanos especializados na área. Nisto, a iniciativa vem contribuir para a formação e difusão das tecnologias envolvidas”, justifica.

 

Após aprovação do projeto de lei (317/2013) que garante a equipamentos e componentes para geração de energia solar a isenção do imposto sobre importação, há empenho para o desenvolvimento da fonte. Com isso, nos próximos 30 anos haverá maior mercado nesta área e mais interesse por parte dos investidores.

 

NA PRÁTICA – A Escola Internacional de Energia Solar programa uma série de mesas-redondas, palestras e workshops. O destaque será no primeiro dia, com a mesa-redonda “O futuro da energia solar no Brasil”. No evento, haverá tradução simultânea.

 

As palestras acontecerão no período da manhã, com profissionais e acadêmicos do país e do exterior. Já no período da tarde serão realizadas oficinas práticas oferecidas por empresas do ramo. Entre os palestrantes estão Carlos Frederico Coimbra, professor na Universidade da Califórnia, e Jeffrey Skeer, da Agência Internacional de Energia Renovável dos Estados Unidos.

 

A iniciativa, além de capacitar tecnicamente os interessados, ainda é uma oportunidade para realizar networking com empresas renomadas.

 

O valor para participar do evento é de R$ 50,00 para estudantes de graduação e pós-graduação e de R$ 200,00 para profissionais da área. Mais informações: (61) 3107 5656.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.