INTERNACIONAL

Programação no campus Darcy Ribeiro reúne mais de uma dezena de atividades gratuitas relacionadas à cultura e à economia do país europeu

Foto: Thomas Hubener

Conferências, seminários, apresentações culturais e workshops gastronômicos compõem o evento Bélgica no Brasil, que será realizado na terça-feira (18), no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. A atividade celebra a relação entre o Brasil e o país europeu e acontece no período de comemorações da Festa do Rei, típica da cultura belga. A ação é uma iniciativa da embaixada da Bélgica em Brasília.

“O dia da Bélgica é um evento importante para a universidade e está dentro do processo de internacionalização da UnB”, avalia o professor Eiiti Sato, diretor da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT/UnB).

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também recebem uma programação do evento durante a próxima semana, na segunda e quarta-feira, respectivamente.

“Na UnB, iremos apresentar várias possibilidades que a Bélgica oferece. Queremos mostrar que se trata de país atrativo em diversos setores, um destino interessante de intercâmbio. O objetivo é fortalecer as relações entre Bélgica e Brasil”, aponta Caroline Pierrard, secretária de Educação, Cultura e Comunicação da Embaixada da Bélgica.

DESTAQUES – Chocolates e cervejas não poderiam faltar no evento de apresentação do país conhecido pela qualidade na produção desses produtos. Serão realizados workshops com o chocolatier Ricardo Arriel e com o cervejeiro e doutor em biologia molecular Klecius Celestino. Para participar das oficinas é preciso realizar inscrições. As vagas são limitadas. Além disso, o RU irá servir um prato belga no horário de almoço.

O Instituto de Biologia (IB) recebe, às 14h, o pesquisador belga Jacques Piette. Ele fará uma conferência sobre Biotecnologia e apresentará o centro de pesquisa Groupement Interdisciplinaire de Génoprotéomique Appliquée (Giga). A atividade é aberta ao público.

Para os professores da UnB, haverá uma palestra ministrada pelo vice-reitor da Universidade Livre de Bruxelas (ULB), Serge Jaumain, às 15h, no auditório da Reitoria. Jaumain é presidente da Comissão de Relações Internacionais do Agrupamento das Universidades Francófonas da Bélgica (Ares).

Além da programação acadêmica, o evento Bélgica no Brasil conta com atividades culturais para a comunidade. O Restaurante Universitário (RU) recebe duas apresentações do grupo Blow Trio, das 12h às 12h20 e das 13h às 13h20.

Já o Centro de Excelência em Turismo (CET) é palco do espetáculo de dança contemporânea Cow’s Theory, da coreógrafa belga Cecilia Lisa Eliceche, a partir das 17h40.

Ilustração: Macelo Jatobá/UnB Agência

HOMENAGEM – Como parte da programação do evento Bélgica no Brasil, realizado em Brasília durante os dias 17 a 19 de novembro, o embaixador da Bélgica Jozef Smets irá conferir uma distinção de honra ao reitor da UnB, Ivan Camargo. A cerimônia está marcada para a segunda-feira (17), às 19h, no CCBB. A atividade é restrista aos convidados.

“Nossa relação com a Bélgica é antiga. Temos vários professores formados no país. Nos últimos anos, intensificamos as parcerias com a embaixada em Brasília”, afirma. Para o reitor, o título é uma homenagem da Bélgica à Universidade de Brasília. “Fiquei lisonjeado”, diz.

Na ocasião, ainda serão homenageados o juiz do Tribunal Superior de Justiça Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin; o assessor especial para assuntos internacionais da Secretaria dos Portos, José Newton Barbosa Gama e a diretora do Centro Cultural Ecco, Maria Karla Lacerda Osorio Netto.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.